sexta-feira, 28 de setembro de 2018

OH BELLA CIAO!

Sábado a Bella Ciao vai tocar. Como já disse não voto em Bolsonaro, mas não gosto desse discurso de extremos, onde nos iludimos com o canto da sereia. Parte da minha família é produto da guerra. Hoje se fala em fascismo com uma desenvoltura e eu na minha "mediocridade" de quem não é ouvida por não dizer nem sempre o que querem ouvir só observo. Minha avó cantava a Bella Ciao. Ela me contava coisas sobre o fascismo. Meu bisavô era comunista. Meu bisavô era um camponês italiano humilde com 05 filhos. Meu bisavô era corajoso. Meu bisavô fazia campanha abertamente contra Mussolini. Meu bisavô fazia campanha escondido também quando as coisas pesavam. Meu bisavô fazia minha bisavó chorar de preocupação. Meu bisavô lutou na Primeira Grande Guerra Mundial mas não sobreviveu ao término da Segunda por motivo de doença mesmo e nem para ver se o comunismo iria dar certo ou errado. Mas meu bisavô foi um homem do tempo dele e tinha esperanças. Hoje vivemos no Estado Democrático de Direito que todo mundo diz o que quer com o candidato do outro. Podem se organizar em praças, carreatas e etc. Temos políticos que cometem crimes ao darem opiniões, candidatos mal educados. Mas eles não são responsáveis pela conduta individual de seus eleitores que não sabem se portar numa rede social ou não sabem se trabalhar em sociedade e vão perturbar a manifestação do outro. A Bella Ciao vai tocar no sábado. Eu tenho nas veias o sangue de um partigiano. Eu não posso ser uma fascista. Mas já fui chamada de "direita", "conservadora" por mais de um Professor da Universidade porque não concordei com a opinião deles e diferente de mim, eles eram os fechados para o debate. Mas não são os fascistas do atual Estado Democrático de Direito.  Vão te queimar até o fim. Mas não são os fascistas do conceito atual que eles deram ao termo. Na visão deles, lógico. Um conceito revisitado sem o sangue derramado dos "patigiani". Hoje ninguém vai precisar pegar em armas como os verdadeiros "partigiani" para defenderem suas ideias. Mas cada um vai empurrar sua sujeira para debaixo do tapete porque cada partido é mais sujo do que o outro nesse Brasil. Eu não sou nem de direita nem de esquerda. Eu sou uma desencantada. A diferença de um fascista de direita para o de esquerda dos tempos atuais é que o primeiro assume os sentimentos mais desprezíveis de rascismo, misoginia, homofobia, etc, etc. Eu fui Conselheira de Direitos Humanos de 2012 a 2015 aqui na Paraíba. Eu nunca vou esquecer Adriana de Paiva Rodrigues, apenada negra, torturada e "suicidada" no Bom Pastor que algumas pseudo-feministas do atual governo do Estado que se dizem de esquerda fingiram que não tomaram conhecimento. Não vou esquecer também que quando os nudes divulgados, tomada de um filho e agressões a mando de um poderoso é contra uma ex mulher que não se encaixa no padrão imposto como aceitável para vítimas, pseudo-feministas que entoarão a Bella Ciao (com outra letra) se omitem. Vamos dizer não a todos os misóginos e formas de misoginia. O tráfico de drogas está acabando com nossas mulheres: estupro coletivo, mulheres presas porque viram "mulas" de maridos e companheiros presos, mulheres traficadas e usadas como moeda de troca. A agenda feminista tem que se abrir para o que está encarcerando hoje as mulheres, porque isso é um reflexo de relações abusivas propiciadas pela vulnerabilidade social. No sábado eu não irei à Marcha do Ele Não. Não vou mais onde há multidão desde as denúncias de casos que tomei conhecimento dos tempos do Conselho de Direitos Humanos porque não duvido que essa turma que está sendo investigada na PGR/STJ pelo assassinato de Bruno Ernesto mande me furar e diga que foi alguém de Bolsonaro. Inclusive uma das mandantes do assassinato dele talvez esteja lá também. Mas isso tudo para dizer que eu conheci uma mulher que chorava de verdade quando ouvia a Bella Ciao e me contou muita coisa sobre a infância dela que ajudaram a fazer a mulher que sou hoje. No sábado sei que muitas vão chorar porque são sinceras. Algumas porque têm lágrimas de crocodilo.

Laura

Obs.: devido proibição da legislação eleitoral, comentários estão vetados. Se eu não vir em tempo e pagar multa, vou processar quem postou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário