sexta-feira, 5 de outubro de 2018

PARABÉNS, PELOS SEUS 30 ANOS, CONSTITUIÇÃO CIDADÃ!

Hoje nossa Constituição Federal faz 30 anos! Parabéns aos 30 anos de Estado Democrático de Direito. Aos meus alunos que nasceram nos anos 90 e acham que crise é não poder ser consumista quando as coisas apertam eu sempre relato o que foi ser criança nos anos 80. Eu sou da última adolescência em que se fazia fila em orelhão. Crise era ter que fazer fila com os pais da gente e correr doido pra comprar leite quando aparecia por conta de crise de abastecimento. Eu sou do tempo de correr brincando e cair batendo a cabeça em móveis de madeira, de mogno, mas vcs da geração do compensado vão ter que perceber que vão ter que daqui há uns anos deixar um país onde pelo menos os filhos de vcs tenham o direito de ser o que elas desejem ser e expressarem isso. Um país que possa entender que não são crises que serão as justificativas plausíveis para pseudosoluções e seduções. O Estado Democrático de Direito é o que temos de mais firme, inteiro, valioso, ainda que venham mais de 95 emendas, mas é nossa conquista, de nossos antepassados. É o que temos de mais seguro para nossa integridade enquanto país.Parabéns, Constituição Cidadã, pelos seus 30 anos! Eu era criança e lembro na escola que os meninos queriam bater na gente dizendo: "AGORA OS DIREITOS SÃO IGUAIS. PODEMOS BATER EM VOCÊS". ERA 1987. NÃO EXISTIA AINDA A CF/88, MAS OS DEBATES DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE. OS PAPAGUAIOS MIRINS REPETIAM O QUE OUVIAM DENTRO DE CASA E NAS RUAS. ATÉ 1988, O DISPOSITIVO DO CÓDIGO CIVIL DE 1916 QUE DIZIA QUE EM 10 DIAS O HOMEM PODERIA PEDIR A ANULAÇÃO DO CASAMENTO SE DESCOBRISSE NAS NÚPCIAS QUE A MULHER NÃO ERA VIRGEM NÃO HAVIA SIDO REVOGADO. NEM A UNIÃO ESTÁVEL ERA RECONHECIDA COMO ENTIDADE FAMILIAR. COMO MULHER BRASILEIRA, EU AGRADEÇO A TODAS ÀS PESSOAS QUE FIZERAM PARTE DESSA LUTA QUANDO EU ERA CRIANÇA, PELAS CRIANÇAS, IDOSOS, MULHERES, NEGROS, HOMOSSEXUAIS, UM PAÍS PARA SER IGUAL, PORQUE EU AINDA NÃO TINHA VOZ. EM ESPECIAL AOS INDÍGENAS QUE PROTAGONIZARAM A MAIOR MOBILIZAÇÃO DE SUA HISTÓRIA POR DIREITOS HOJE NEGADOS PELO STF. MUITO OBRIGADA AOS QUE VIERAM ANTES.

Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário