quarta-feira, 31 de agosto de 2016

PELO VOTO NULO: CAIXA 2 E EXPLOSÕES A BANCOS

ATINGIDO EM EXPLOSÃO E TIROS NO FAROESTE QUE HOUVE ESSA SEMANA EM QUEIMADAS
PREZAD@S, NÃO PRECISO DIZER SOBRE A AVERSÃO QUE TENHO QUANTO À INÉRCIA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA E DO GOVERNO DO ESTADO PARA ENFRENTAR A QUESTÃO DAS EXPLOSÕES A BANCOS NA PARAÍBA. DAQUI A POUCO CADA UM SERÁ RESPONSÁVEL POR SER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA: O MERCADINHO QUE FAÇA SUA SEGURANÇA, VOCÊ QUE CONTRATE SEGURANÇA PRIVADA E ETC, PARA SAIR A RUA. QUAL A POLÍTICA DESENVOLVIDA PARA EVITAR ESSE TIPO DE VIOLÊNCIA? PEÇO QUE VOTEMOS NULO NAS ELEIÇÕES DESSE ANO NO ESTADO PARA PREFEITOS E PREFEITAS NA PARAÍBA, PORQUE SERÃO A BASE DE FUTURAS ELEIÇÕES PARA SENADOR@S E GOVERNADOR@S. ESSAS EXPLOSÕES SÃO PARA CAIXA 2 DE CAMPANHA. POR QUE NÃO FAZEM NADA? POR QUE ESSE JOGO DE EMPURRA? 

CORDIALMENTE,


LAURA BERQUÓ

DESABAFO DE DONA MARIA EDILENE SOBRE AS EXPLOSÕES A BANCO EM QUEIMADAS

Vítima do faroeste em Queimadas
"Isso é uma vergonha! Falta de denúncias não é! Cadê a Secretaria de Segurança do Estado? Acorda Claudio Lima! Enquanto os homens estão fazendo a sua segurança no seu prédio, os moradores de Queimadas estão em pânico." Este foi o desabafo de Dona Maria Edilene que teve seu filho assassinato por queima de arquivo. Particularmente, sou contra que a Polícia Militar faça segurança particular de quaisquer secretários e do próprio Governador. Acho que deveriam andar sem segurança mesmo para sentir como é a vida do cidadão e da cidadã na Paraíba. 

Cordialmente,

Laura Berquó

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

PÉROLA NEGRA DO MÊS DE AGOSTO DE 2016: ANA MARGARIDA DE JESUS

A nossa Pérola Negra ... (foto acervo pessoal da nossa Pérola Negra)

... é uma bela gaúcha radicada há 9 anos na Paraíba (Foto acervo Bamidelê)
Capoeirista (foto do acerco SMC-Porto Alegre
 PREZAD@S, NOSSA PÉROLA NEGRA DO MÊS DE AGOSTO DE 2016 É UMA BELA GAÚCHA RADICADA NA PARAÍBA HÁ QUASE 10 ANOS. FUTURA ANTROPÓLOGA, PARA MIM, ELA É A RAINHA DO FOLCLORE E DA ARTE E CULTURA POPULARES DO NOSSO POVO. CAPOEIRISTA, INTEGRANTE DE GRUPO DE MARACATU, DANÇARINA DE QUADRILHA JUNINA, ELA NÃO SE AQUIETA. MILITANTE DA CAUSA DA MULHER NEGRA, ESSA BELA PÉROLA NEGRA BUSCA SEU ESPAÇO COM DIGNIDADE E FAZENDO BONITO, RESPEITANDO SUA HISTÓRIA DE VIDA, MARCADA POR MUITA LUTA E GARRA. CONHEÇAM A NOSSA PÉROLA ANA MARGARIDA DE JESUS POR ELA MESMA:
Quadrilheira (Acervo Quadrilha Junina Oxente Paraíba - 2015)


Bela guerreira (Registro Fotográfico por Ny Fernandes)
Nossa Rainha da Cultura Popular (Acervo pessoal da nossa Pérola Negra)
Já integrou o Maracatu Pé de Elefante (acervo Maracatu Pé de Elefante)

Acadêmica de Antropologia da UFPB (acervo pessoal)


 UM POUCO DE ANA MARGARIDA PARA @S LEITOR@S DO BLOG. VALE A PENA CONFERIR!

"Afrodescendente gaúcha, Negra! Vestindo a camisa 11ª de um time entre doze irmãos (ãs). Suas ancestralidades: João Antonio dos Santos e Lory Andrade dos Santos. Foi inserida por suas irmãs nos movimentos sociopolíticos culturais e negros. Iniciada nas práticas capoeirísticas na filial do grupo ACANNE (Mestre Rennê Bitenciurt-BA), no Núcleo Porto Alegre/RS, Profo Guto. Após cinco anos, integra outro grupo de Capoeira Angola: Escola do Bê-abá de Angola Malta do Guris e Gurias de Rua. Mestres Renato e Paulo.Quando Estagiária da ONG de Mulheres Negras Maria Mulher (RS). Conhece mais referências dos movimentos sociais, negro e de mulheres negras, momento que despertou sobre as relações de gênero no grupo e universo da capoeira. Ainda estagiária na ONG, participou do 10º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe - Radicalização do Feminismo, Radicalização da Democracia. Serra Negra-SP.No ano de deslocamento para Paraíba, juntamente com outras mulheres capoeiristas angoleiras criam o “Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela/RS. Com outras cofundadoras na diáspora, decidem que fora do RS, continuam a representar através de Núcleos, o Coletivo.Em solos paraibanos, morou na capital. Encontra-se com a Capoeira Angola da Paraíba, entre grupos e praticantes, treina na Casa da Capoeira Angola – com o Grupo de Capoeira Angola Comunidade Mestre Naldinho e Alunos. Assim como também encontra-se com demais movimentos sociais. Juntamente com outras capoeiristas, fomentou reflexões a cerca das relações de gênero no universo da capoeira, e ações alusivas ao 25 de julho, a partir da perspectiva das capoeiristas.Ao ser contratada pela Bamidelê Organizações de Mulheres Negras na PB – como Educadora Social no projeto: “Fortalecimento da Luta Antirracista e Defesa de Direitos da População Negra na Paraíba”, sou indicada para integrar o curso ofertado pela Escola de Formação Quilombo dos Palmares – EQUIP, em parceria com a Rede de Educadores do NE.Atualmente moradora no Litoral Norte da Paraíba, tornou-se quadrilheira(!) “QJ Oxente Paraíba-Rio Tinto”. Integra o Território da Zona da Mata Norte-Câmaras temáticas Mulher e Cultura. Prossegue fomentos a partir da Capoeira Angola, com inserções em eventos e articulações, mais recentes: Comitê Local de fomento “Marcha das Mulheres Negras 2015, Participação no IV SECAMPO Círculo de cultura: Homem e mulher: joga eu, joga vc na capoeira 2014, Semana do Livro “Promoção e desenvolvimento da leitura no universo da capoeira e suas interfaces” 2016, integra o Coletivo de Mulheres do Campus IV/UFPB, participa do 8 de março - sugere o primeiro evento sobre o 25 de julho Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, respectivamente “Seminário a presença da Mulher Negra no Vale do Mamanguape-desafios e perspectivas”..Acadêmica do curso de Bacharelado em Antropologia/CCAE-UFPB. Associação Cultural de Mulheres Capoeiristas – PB. Coletivo de Angoleiras Tereza de Benguela. Núcleo PB."

Texto de Ana Margarida de Jesus

domingo, 28 de agosto de 2016

CONSTITUINTE E DIREITOS TRABALHISTAS: COMO VOTARAM CÁSSIO, MARANHÃO E ETC

Capa do livro

Antônio Mariz: Dez

Cássio Cunha Lima: 6,5
Raimundo Lira: 5,25

Marcondes Gadelha: 2,5

Agassis Almeida: 9,0

José Maranhão: 4,0
PREZAD@S, APENAS ESTOU POSTANDO O DESEMPENHO DOS PARLAMENTARES PARAIBANOS QUE ENCONTRAM-SE AINDA NA ATIVA, POLITICAMENTE FALANDO. VEJAMOS O SEGUINTE: ESTE LIVRO QUE COMPREI EM "O SEBO CULTURAL" E FIZ UMA POSTAGEM ANTERIOR JÁ SOBRE O PRESIDENTE INTERINO MICHEL TEMER, TRATA DOS DIREITOS TRABALHISTAS INDIVIDUAIS, UNICIDADE SINDICAL, DIREITO DE GREVE DE SERVIDORES PÚBLICOS, DIREITOS QUE DEPOIS FORAM ELENCADOS NOS ARTIGOS 7º, 8º E 9º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. ASSIM COMO HOJE, NAQUELA ÉPOCA A PARAÍBA ELEGIA 03 SENADORES E 12 DEPUTADOS FEDERAIS.POSTAMOS AQUI O DESEMPENHO DOS DEPUTADOS E SENADORES QUE CONTINUAM REPRESENTANDO O POVO PARAIBANO NO CONGRESSO NACIONAL E AINDA PUBLICAMOS O DESEMPENHO DO ENTÃO DEPUTADO E EX-GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ QUE OBTEVE MÉDIA FINAL "DEZ" E DO EX- DEPUTADO AGASSIS ALMEIDA QUE OBTEVE MÉDIA ACIMA DE "NOVE". O RESTANTE DOS PARLAMENTARES PARAIBANOS TIVERAM UM DESEMPENHO BEM AQUÉM, COM MÉDIAS FINAIS ABAIXO DE 6,0... A BOLA BRANCA AO LADO DOS DIREITOS INDICADOS SIGNIFICA "A FAVOR". ESCURA SIGNIFICA QUE O PARLAMENTAR VOTOU CONTRA. "A" AUSENTE À VOTAÇÃO E "AB" ABSTENÇÃO". CONFIRAM.

CORDIALMENTE,

LAURA BERQUÓ

CONSTITUINTE 1987-1988: TEMER SEMPRE FOI CONTRA OS DIREITOS TRABALHISTAS

CAPA DO LIVRO
Página que fala sobre o então Deputado

PREZAD@S, VEJAM O ACHADO QUE FIZ EM "O SEBO CULTURAL": UM LIVRO QUE TRAZ O DESEMPENHO DE TODOS OS PARLAMENTARES (SENADORES E DEPUTADOS) NO QUE DIZ RESPEITO À VOTAÇÃO DOS DIREITOS INDIVIDUAIS DOS TRABALHADORES, DIREITO DE GREVE DO SERVIDOR PÚBLICO E UNICIDADE SINDICAL. O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO, SR. MICHEL TEMER, NUNCA FOI SIMPÁTICO AOS DIREITOS TRABALHISTAS E AINDA POR CIMA SE POSICIONOU CONTRA A REFORMA AGRÁRIA. O DIREITO INDICADO COM BOLINHA BRANCA SIGNIFICA QUE O PARLAMENTAR VOTOU FAVORÁVEL. COM BOLINHA ESCURA SIGNIFICA QUE VOTOU CONTRA. "AB" SIGNIFICA ABSTENÇÃO E "A" SIGNIFICA AUSÊNCIA. A MÉDIA FINAL (DESEMPENHO DE ZERO A DEZ QUANTO À VOTAÇÃO DE DIREITOS TRABALHISTAS QUE FORAM INSERIDOS NOS ARTIGOS 7º, 8º E 9º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988) DO ENTÃO DEPUTADO FEDERAL (SUPLENTE) PELO ESTADO DE SÃO PAULO FOI, PASMEM, "2,25". ABSTEVE-SE QUANTO AO TABELAMENTO DOS JUROS.

CORDIALMENTE,

LAURA BERQUÓ

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

CIGANAS ENTIDADES - VÍDEO YOUTUBE


POMBAGIRAS, LAROYÊ, LINDAS MOÇAS (VÍDEOS DO YOUTUBE)


ORIXÁS - ERÊS (VÍDEO QUE POSTEI DO YOUTUBE)


ORIXÁS FEMININOS - VÍDEOS (TIRADOS DO YOUTUBE)


ORIXÁS MASCULINOS - VÍDEOS (OS VÍDEOS TIREI DO YOUTUBE)



QUEM SÃO MEUS ÍDOLOS?

O que me sustenta não vem dos humanos. Deus não desamparou Agar sozinha com um filho no deserto sem comida e sem água e ainda lhe deu um povo pra lembrar que é descendência sua, de uma mulher que a sociedade via como mera escrava. Oxossi se perdeu na mata fechada sem saber se sobreviveria e se tornou Rei de Ketu. Por que então temos que nos sujeitar à vontade de homens medíocres e maus? Jesus disse "dê a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus?" Quem quiser entender que a César pertence apenas o status e o poder temporal e a Deus as virtudes mais sagradas no homem e na mulher entenderá que não precisamos nos submeter a tiranias com medo de sermos rotulados de loucos, loucas, caluniadoras e etc. A minha felicidade e o meu alicerce eu encontro naquilo que me religa a algo superior que pessoas que têm como ídolos a própria persona, limitada, terão dificuldade em entender.

Laura

MPF E O PEDIDO DE FEDERALIZAÇÃO: SEBASTIAN, BRUNO ERNESTO, ADRIANA E REBECA.

PREZAD@S, ESTE DOCUMENTO DA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA, ASSINADO PELO PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA DR. RODRIGO JANOT SOLICITA AS CÓPIAS DOS INQUÉRITOS DOS ASSASSINATOS DO CASO DE REBECA CRISTINA, SEBASTIAN  RIBEIRO COUTINHO, ADRIANA PAIVA RODRIGUES E BRUNO ERNESTO, AO PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA, DR. BERTRAND ASFORA QUE ENCAMINHOU O PEDIDO À COMARCA DE QUEIMADAS (CÓPIA DE DOCUMENTO NOS AUTOS DO PROCESSO DE HOMICÍDIO DE SEBASTIAN RIBEIRO COUTINHO). O DOCUMENTO É DE 20.07.2015 E DIAS ANTES NA CONDIÇÃO DE ENTÃO CONSELHEIRA ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS JUNTAMENTO COM O CONSELHEIRO MARINHO MENDES, PEDIMOS PELO CEDHPB A FEDERALIZAÇÃO DESSES CASOS. VAMOS VER EM QUE PÉ SE ENCONTRA EM BRASÍLIA.

CORDIALMENTE,

LAURA BERQUÓ

VEJAM O PORQUÊ NÃO DEU NADA AINDA CONTRA OS TIÃO E LUCENAS APESAR DE PROVAS NOS AUTOS

Preá





Prezad@s, por isso que não dá nada contra os Tião e Lucena de Queimadas e a Secretaria de Segurança fica de mãos atadas. O irmão do Governador frequenta a casa dos Lucena que são do grupo dos Tião em Queimadas, mandantes do assassinato de Sebastian Ribeiro Coutinho. Pra quem me chama de louca porque sou mulher, vejam o próprio depoimento de um dos Lucena e de uma ex-empregada. Também depoimento de Sebastian que já vinha sendo perseguido por Preá, irmão de Doda de Tião, a foto do documento é de Preá. Inventaram que Sebastian assaltou a casa dos Lucena numa das idas do irmão do governador com seu assessor Pietroharley Dantas. Um Lucena é cunhado de Preá e Doda e patrão do pistoleiro Kabatã que tinha contrato no estado conseguido por Doda de Tião. Quando querem eliminar vítimas é costume dos Tião e dos Lucena "serem assaltados ou furtados". Por essa aproximação dos Lucena, que nos anos 90 juntamente com Preá chegaram a ser indiciados por tráfico de drogas, junto a pessoas do Governo é que nada é feito pela SSP e pelo Governo contra explosões a bancos e para prender os mandantes da morte de Sebastian Ribeiro Coutinho. Em breve, mais postagens sobre o inquérito do caso Sebastian.

Cordialmente,

Laura Berquó

A PREFEITURA DE SANTA RITA QUER MATAR SEUS APOSENTADOS DE FOME

PREZAD@S, UM ABSURDO! A PREFEITURA DE SANTA RITA VEM ATRASANDO O PAGAMENTO DOS APOSENTADOS E NÃO É DE AGORA NÃO. NO INÍCIO DO ANO FOI DENUNCIADO INCLUSIVE AQUI NO BLOG. A TV CABO BRANCO ENTREVISTOU O MEU IRMÃO-DE-SANTO, CLEYTON FERRER (A QUEM EU CHAMO CARINHOSAMENTE DE DOFONO DE XANGÔ), PORQUE A AVÓ DELE DE 95 ANOS ESTÁ HÁ PELO MENOS 02 MESES SEM RECEBER. VEJAM A SITUAÇÃO:
"Neste momento. Recebendo a equipe da TV Cabo Branco, para mostrarmos ao Estado, o massacre que estão sofrendo os aposentados e servidores, por parte da PMSR. Clamamos, Justiça, acordai!" Cleyton Ferrer em 24.08.2016





VEM AÍ: FRENTE FAVELA PARAÍBA

"Somos uma nova frente. Nós por nós, estamos recrutando pessoas para conhecer as diretrizes desse novo partido. Chamem pessoas que querem e podem ajudar, vamos nos juntar para enfrentar o sistema opressor. Nossa voz em conjunto será ouvida em maior alcance." Por Andréa Gisele Nóbrega

BELA, RECATADA E DO LAR DOS MESES DE JULHO/ AGOSTO DE 2016 - ANDRÉA GISELE

Nossa Bela
PREZAD@S, A "BELA, RECATADA E DO LAR" DO BLOG AGORA É BIMESTRAL. REPRESENTANDO OS MESES DE JULHO E AGOSTO A NOSSA GRANDE FILHA DE OXUM, ANDRÉA GISELE NÓBREGA: FOTÓGRAFA, PESQUISADORA, TURBANTEIRA, MILITANTE POLÍTICA, APRESENTADORA DO PROGRAMA DE RÁDIO NEGRÍCIA, MÃE ... MUITAS COISAS, MUITAS ATIVIDADES, QUE DIZEM MUITO SOBRE A NOSSA BELA, RECATA E DO LAR. COMPROVEM AS FOTOS DA NOSSA BELA (OBSERVAÇÃO, DEPOIS COLOCAREI OS CRÉDITOS DAS FOTOS, PORQUE PEGAREI AS INFORMAÇÕES COM A PRÓPRIA ANDRÉA):








"Somos uma nova frente. Nós por nós, estamos recrutando pessoas para conhecer as diretrizes desse novo partido. Chamem pessoas que querem e podem ajudar, vamos nos juntar para enfrentar o sistema opressor. Nossa voz em conjunto será ouvida em maior alcance." Por Andréa Gisele Nóbrega

COMISSÃO DE DEFESA DOS ANIMAIS - OAB - CAMPINA GRANDE

COMISSÃO DE DEFESA ANIMAL OAB-CG
PREZAD@S, COMPARTILHO COM VOCÊS A POSTAGEM DO FACEBOOK DA COMISSÃO DE DEFESA DOS ANIMAIS DA OAB-CAMPINA GRANDE:

"Lei n° 5.212-A/2012. Art. 6°- "Fica proibido o uso de chicotes ou qualquer tipo de instrumento que sirva para espancar ou possa causar sofrimento ou dor ao animal". Caso você veja situações dessa natureza, filme, fotografe, anote à placa da carroça, o local e o dia do fato. Leve ás informações até a SESUMA e faça à denúncia. Não vamos tolerar os maus tratos contra os animais."

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

ESCUTEM O PROGRAMA NEGRÍCIA

Negrícia

PREZAD@S, ESCUTEM O PROGRAMA DE RÁDIO NEGRÍCIA (@radiocoletivonegricia). NA FOTO ABAIXO MINHA AMIGA ANDRÉA GISELE, APRESENTADORA DO PROGRAMA, QUE ENTREVISTOU VÓ MERA:  "Em breve uma fala que reverbera pela força que a mulher negra tem hoje e sempre. Ela nos emprestou um tiquinho de sua sabedoria e o próximo programa vai ser lindo. Aguardem!!! Vó Mera é Cultura Popular paraibana pura", por Andréa Gisele.

CORDIALMENTE,

Gisele, equipe e Vó Mera
LAURA BERQUÓ

NOVIDADES POR AÍ: FRENTE FAVELA BRASIL

PREZAD@S, UMA GRANDE AMIGA ME CONTOU E FIQUEI MARAVILHADA COM O PROJETO DE CRIAÇÃO DE UM NOVO PARTIDO BRASILEIRO A PARTIR DA FRENTE FAVELA BRASIL QUE BUSCARÁ DAR VISIBILIDADE AOS MORADORES DE COMUNIDADES E TEM COMO OBJETIVO DAR VISIBILIDADE A MULHERES NEGRAS E POBRES NA POLÍTICA. QUANDO EU ESTIVER COM O MATERIAL PARA COLETAR ASSINATURAS PARA A CRIAÇÃO DO PARTIDO EU AVISAREI A TOD@S.

CORDIALMENTE,

LAURA BERQUÓ

A VIOLÊNCIA NA PARAÍBA NÃO POUPA NEM HOSPITAL DE CÂNCER NA PARAÍBA

PREZAD@S, ACHEI PERTINENTE O DESABAFO E POSICIONAMENTO DO INDEPENDENTE JORNALISTA "INTROMETIDO" JANILDO SILVA E RESOLVI REPRODUZIR AQUI. FALA SÉRIO: ISSO É UMA DESMORALIZAÇÃO! QUER DIZER QUE NEM PESSOAS DOENTES SE RESPEITA MAIS? SERÁ QUE A CERTEZA DE QUE AS POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA NA PARAÍBA ESTÃO FALIDAS (OU MELHOR, INEXISTEM) FAZ COM QUE HAJA AÇÕES DESSA PARTE POR ASSALTANTES? 

VEJAM A POSTAGEM LÚCIDA DE JANILDO SILVA:

"Véi, na boa! Quando bandidos assaltam um hospital onde são tratados pacientes de câncer e nada é feito, há algo de muito errado! Calar-se diante desse absurdo porque vão achar que estou politizando o tema é algo que simplesmente não dá pra fazer. Minha mãe morreu com um câncer, meu pai teve esta doença e faleceu, minha esposa teve e graças a Deus e aos profissionais do Laureano foi curada. Nestes momentos em que uma família enfrenta o câncer o mínimo que se espera é respeito!

Quando se fala de caixas eletrônicos a resposta é que a polícia não é privada, quando se fala nos homicídios se diz que é assim em todo Brasil e agora? Que vai se dizer sobre o assalto a um hospital que trata pacientes de câncer?
Sei que pessoas apaixonadas por seus candidatos vão usar este post para fazer acusações, insinuar bobagens, mas tudo que esperamos é que alguém faça alguma coisa! Seja quem for! Nem ouso mais cobrar do governo, esse certamente não dará ouvidos a mim e deve ter coisas mais "republicanas" para fazer..."

CORDIALMENTE,

LAURA BERQUÓ

BLOG DO RUBÃO: VIOLÊNCIA NA PARAÍBA É A MAIOR CALAMIDADE, PIOR QUE A SECA JÁ

"Violência na Paraíba já é calamidade tão prolongada quanto a seca

Agência bancária em Soledade após a explosão na madrugada de hoje (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Campanha eleitoral pode ser uma excelente oportunidade para o cidadão conhecer e discutir os maiores problemas da sua cidade, do seu estado, do seu país. Serve também para o mesmo cidadão, sozinho ou coletivamente, descobrir soluções para os mesmos problemas. Mas o processo eleitoral pode servir também para desplugar o mesmíssimo cidadão da realidade que o cerca, direcionando quase toda a sua atenção para candidaturas e a disputa pelo poder.
Deve também contribuir para a anestesia geral o comportamento da imprensa, que igualmente tende a priorizar e destacar continuadamente os assuntos da campanha eleitoral, ao tempo em que secundariza as questões mais relevantes que se mantêm insolúveis e dizem respeito, por exemplo, ao cotidiano dos serviços públicos prestados à população. Questões como a precarização nos serviços públicos de saúde, de educação, de segurança pública
Na Paraíba, especialmente, a peleja política e eleitoral consegue arrebatar mais espaços, manchetes e pautas até mesmo da continuada e crescente violência que aterroriza todos os paraibanos. Mas esse aparente esquecimento ou ‘desprestígio’ jornalístico não tem, evidentemente, o condão de afastar as pessoas de bem da ação de bandidos como aqueles que na manhã de ontem (24) invadiram uma loja em Santa Rita e de lá levaram 50 celulares, além de R$ 150 mil em dinheiro, segundo os informes da ‘crônica policial’.
Concentrada nas eleições e possivelmente ‘envernizada’ diante da banalização de fatos como esse, a maioria da população talvez dê pouca importância ao episódio, mas o faz seguramente porque não atenta, primeiro, para o trauma que sofreram funcionários daquela loja; segundo, mas não menos importante, porque não se dá conta de que assaltos a pessoas e a estabelecimentos comerciais e bancários fazem dos crimes contra o patrimônio uma calamidade tão prolongada quanto a seca na Paraíba.
Diante dessa circunstância e na atual conjuntura, não há como esperar do conjunto da sociedade paraibana maiores atenções ou preocupações com os prejuízos emocionais e materiais que donos e empregados de uma construtora da cidade de Piancó sofreram também na manhã de ontem. Lá, uma funcionária da empresa foi assaltada por dois homens armados quando levava R$ 17 mil para fazer o pagamento dos funcionários. Os bandidos levaram o dinheiro e fugiram no carro da moça.
E o que dizer do casal de idosos e outro morador de um sítio na zona rural de Assunção espancados por ladrões que invadiram a propriedade na terça-feira (23)? Ou de outro casal, mais jovem, que teve a sua casa em Alagoa Nova invadida por assaltantes armados e encapuzados no começo da noite daquele mesmo dia? Já pensaram na aflição por que passou a dona de casa desse último caso ao ver seu marido sendo levado como refém? Causa alguma comoção a mais para além do momento que fatos como esse são noticiados? Alguém aí ouviu falar de Polícia mobilizada para prender os facínoras que cometeram tamanha brutalidade?
E na Capital do Estado, onde o Hiperbompreço do Bessa sofreu esta semana, desta vez contra a lotérica do supermercado, o terceiro assalto agravado por tiroteio em pouco mais de um mês? Alguém aí, além dos feridos, ainda lembra desse caso? Talvez não dê tempo de guardar na memória. Afinal, tem fato novo no pedaço. Na madrugada de hoje foi retomada a série de ataques a banco no interior do Estado. Em Soledade, um bando explodiu a principal agência bancária local e encurralou a tiros os cinco policiais que se encontravam na sede do destacamento na PM. Em Assunção, foi a vez do cofre dos Correios voar pelos ares ao ser dinamitado provavelmente pela mesma quadrilha.
Mas a violência não detém a exclusividade da retomada da semana. Em entrevista à rádio Tabajara, o governador Ricardo Coutinho também retomou hoje sua artilharia contra os bancos que, segundo ele, nada fazem para proteger suas próprias instalações. E advertiu: se não tomarem providências, vai aprovar na Assembleia Legislativa lei que obriga o recolhimento do dinheiro dos caixas eletrônicos a cada final de tarde e reabastecimento na manhã seguinte. Pois é… Quando essa lei entrar em vigor, recomenda-se que ninguém saia de casa por volta das cinco da tarde. Pode ser que na rua emparelhe ou cruze com algum alvo dos assaltantes de banco. Alvo móvel, também conhecido como carro-forte."

DIRETO DO BLOG DE HELDER MOURA: FAROESTE PARAIBANO, MAIS UM CAPÍTULO

Agência em Soledade após explosão, foto do Jornal da Paraíba
PREZAD@S, POSTO AGORA MATÉRIA SOBRE O FAROESTE NA PARAÍBA. O POVO DAS EXPLOSÕES A BANCO COMO SABE QUE A SEGURANÇA PÚBLICA DA PARAÍBA NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM O CAOS EM QUE VIVE A POPULAÇÃO VÍTIMA DE EXPLOSÕES E POSSÍVEIS VÍTIMAS DE BALAS PERDIDAS E FEITA REFÉM. VIVA O VELHO OESTE NORTE-AMERICANO DO SÉCULO XIX QUE INSPIRA OS BANDIDOS DO SÉCULO XXI NA PARAÍBA COM A DIFERENÇA QUE HOJE SE USA EXPLOSIVOS, NINGUÉM ANDA A CAVALO E NÃO TEM MOCINHO NA HISTÓRIA.
POSTAGEM DE HELDER MOURA:
"A Paraíba dos tempos republicanos registrou mais um capítulo do faroeste girassol, quando bandidos atuaram no atacado, na madrugada desta quinta-feira (dia 25), com explosão e assalto a bancos de duas cidades, e ainda dispararam contra estabelecimentos comerciais e até na própria Polícia. A bandidagem tocou o terror em Soledade (200 quilômetros de João Pessoa) e Assunção (232 quilômetros).
A ação dos bandidos iniciou por volta das 2h00, em Soledade, quando explodiram uma agência do Banco do Brasil e também dos Correios, levaram o dinheiro e depois passaram cerca de 20 minutos, conforme relato de moradores, disparando contra o destacamento policial da cidade, que nada pode fazer. Depois, evadiram-se atirando em vários estabelecimentos comerciais. Os moradores ficaram em pânico.
Praticamente no mesmo horário, a cerca de 50 quilômetros de Soledade, em Assunção, um bando atuou explodindo a agência do Bradesco e também dos Correios e, de quebra, dispararam várias vezes contra o destacamento policial, enquanto os moradores, segundo relatos, ouviram trancados em suas casas o tiroteio aterrorizados com a ousadia dos bandidos.
Este é um mês de agosto para os moradores de Soledade e Assunção nas esquecerem.
Dados – Segundo informações do Sindicato dos Bancários da Paraíba, com essas duas novas ações, vai a 73 o número de assaltos a bancos no Estado, sendo que 41 com explosões das agências. O número de ataques contra agências dos Correios também tem atingido patamares similares."

EM MEMÓRIA DAS MULHERES NEGRAS: 1ª ADVOGADA PARAIBANA ERA NEGRA

Livro do candidato a PMJP Charliton Machado juntamente com outras autoras
PREZAD@S, REPRODUZO TEXTO JÁ PUBLICADO NO NOSSO BLOG EM HOMENAGEM A PRIMEIRA ADVOGADA PARAIBANA: CATHARINA MOURA.

"PREZAD@S, A PRIMEIRA ADVOGADA PARAIBANA ERA NEGRA (PARDA) GRADUADA EM 1913 PELA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE. SURPREENDENTE COMO SOMENTE A PARTIR DA LEITURA DESTA PESQUISA FEITA POR CHARLITON MACHADO, MARIA LUCIA NUNES E MARCIA CRISTIANE MENDES TOMEI CONHECIMENTO DE QUE CATHARINA MOURA ERA ADVOGADA, APESAR DE TER VISTO REFERÊNCIA A MESMA E A SUA COR EM LIVRO QUE FALA SOBRE ANAYDE BEIRIZ DE JOSÉ JOFILLY. ISSO PORQUE CATHARINA MOURA FOI UMA DAS PAIXÕES PLATÔNICAS DO TAMBÉM ADVOGADO JOÃO DANTAS. MAS A FAMÍLIA DESTE TINHA RESTRIÇÕES A COR DA PELE DE CATHARINA, EM QUE PESE ANAYDE TAMBÉM NÃO TER SIDO BRANCA. VEJAM QUE AS MULHERES QUE MAIS OUSARAM NESSA TERRA E A FRENTE DO SEU TEMPO, DESTACANDO-SE NA VIDA SOCIAL E POLÍTICA DA PARAÍBA DOS ANOS 10 E 20 ERAM PARDAS (NEGRAS). UM RESGATE MERECIDO NA DATA DE HOJE, 20.11.2015, DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, QUANDO VERIFICAMOS QUE A MULHER NEGRA AINDA PASSA INVISÍVEL. CATHARINA MOURA É AUTORA DE UM DISCURSO SOBRE O DIREITO AO VOTO FEMININO AINDA NA DÉCADA DE 1910, ANTES MESMO DE BERTHA LUTZ SURGIR NO CENÁRIO NACIONAL. VAMOS EM BREVE REPRODUZIR O DISCURSO E DAR A VISIBILIDADE MERECIDA A ESSA GRANDE PARAIBANA. CATHARINA MOURA ERA FILHA DA PROFESSORA FRANCISCA MOURA (QUE DÁ NOME A UMA DAS ARTÉRIAS DE NOSSA CIDADE, NO BAIRRO DO CENTRO, PRÓXIMO AO MERCADO CENTRAL). EU ADQUIRI ESTE LIVRO NO "O SEBO CULTURAL" MAS NÃO ME RECORDO O PREÇO". LAURA BERQUÓ