quarta-feira, 14 de outubro de 2015

NOTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE - SECCIONAL DA PARAÍBA

PREZAD@S, NA SEMANA EM QUE SE COMEMORA O DIA DAS CRIANÇAS, A ABAP-PB EMITIU NOTA DE REPÚDIO CONTRA A IDEIA INFELIZ DA EMPRESA GCA COMUNICAÇÃO QUE UTILIZOU INDEVIDAMENTE A IMAGEM DO MENINO SÍRIO-CURDO, AYLAN KURDI, DE 03 ANOS, QUE MORREU AFOGADO JUNTAMENTE COM SEU IRMÃO DE 5 ANOS E SUA MÃE, QUANDO ESTAVAM A MEIA HORA DE BARCO DO LITORAL DA TURQUIA, NO DIA 02.09.2015. VAMOS DIVULGAR A NOTA QUE JÁ FOI PUBLICADA EM OUTROS VEÍCULOS COMO O JORNAL DA PARAÍBA. SINCERAMENTE, NÃO REPRODUZIREI A IMAGEM DA CRIANÇA, EM RESPEITO A MESMA E A OUTROS SANTOS INOCENTES QUE PERDEM SUAS VIDAS DEVIDO A IGNORÂNCIA DOS ADULTOS QUE PREGAM DIVISÕES NESTE MUNDO. INFELIZMENTE A EMPRESA DE PUBLICIDADE NÃO TEVE O MESMO SEMANCOL.

ABAIXO A NOTA DE 13.10.2015

"PUBLICIDADE NÃO É UM VALE TUDO
Em um fim de semana e feriado dedicados a nos lembrar da alegria e esperança que as crianças despertam na sociedade, a publicidade paraibana foi maculada com uma peça publicitária que pode ser definida como desproporcional e desnecessária.
A atividade publicitária tem como principal objetivo direcionar o interesse do público para determinadas marcas e, em quem é atingido por ela, despertar uma ação favorável à empresa, mas isso não nos exime da responsabilidade social de sempre sermos conduzidos pelo código de ética profissional e pelo bom senso. Não estamos em um vale tudo e, na sua vontade desenfreada de impactar, a agência extrapolou esses dois pontos. Acreditando estar fazendo um bom trabalho, acabou deixando evidente o despreparo profissional e chegando ao ponto de ser veiculado o outdoor nas principais avenidas da Capital sem a devida análise de como poderia repercutir. Agravando a situação, temos a exposição da fotografia sem o devido crédito e aparentemente sem a autorização do fotógrafo para uso da mesma.
A Associação Brasileira das Agências de Publicidade – seccional Paraíba (Abap-PB), repudia tal peça publicitária, alertando para as possíveis sanções legais e de responsabilidade social às quais a agência está sujeita.
Torcendo para que episódios como esse não se repitam, a Abap-PB espera que este momento sirva de reflexão e que ajude o mercado paraibano a crescer, se tornando referência em peças criativas e com mensagens positivas à toda sociedade.   
Abap-PB"

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