segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

PÉROLA NEGRA DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2016 - LUZ SANTOS


A Pérola Negra de Fevereiro é ...


... nossa bela pernambucana no mês do Carnaval
Professora Universitária que estimula o respeito às diversas culturas e etnias

Bela e valiosa como uma pérola negra

quando ainda era uma promessa
"MULHER, NEGRA, POBRE E NORDESTINA
Por Luz Santos[1]
Assim sou eu, Maria Luzitana Santos, também conhecida por Luz Santos. Desde a adolescência, percebi que estas “condições” não eram muito favoráveis, do ponto de vista social e enquanto sujeito oprimido.
Também percebi que ser oprimida não é ser vítima. Significa aceitar minha posição histórica na sociedade por ser mulher negra. Posição que me foi apresentada desde a primeira infância, nos insultos recebidos no jardim da infância quando era chamada de “nega do cabelo pixaim”. Mas insulto por quê? É pixaim mesmo. E daí?
Pena que naquela idade não tinha orientação política o suficiente para não me sentir inferiorizada. Que raiva! E a posição de oprimida foi, por muitas vezes reforçada pelo discurso da então Diretora da Escola: “ela é negrinha sim, mas tem alma branca”. Alma lá tem cor? Criança sabe que alma não tem cor? Às vezes não. Mas criança sabe o que é ficar constrangida só por existir. Isso não precisa ninguém ensinar.
Usar farda, ter os chamados bons modos e fala tranquila nunca foi o suficiente para que eu me sentisse liberta. A prova disso é que mesmo sabendo, à época, abrir escalas e fazer vários passos de contorcionismo e piruetas, nunca fui chamada para ser baliza nos desfiles da Independência. Será que foi apenas por que o meu padrão negrinha não atendia ou por que nunca fiz a minha autodefesa? Por que tinha que ‘esperar’ ser escolhida? Por que nunca fui atrás daquele lugar se era tão importante para mim? Como tomar estas atitudes em um ambiente escolar onde se diz que ser negro não é problema mesmo com o número minoritário de negros?
Estudar na melhor escola do bairro, aos olhos da minha família que dizia: vale apena o esforço financeiro, assim você ‘será gente quando cresce’, não me parece, hoje, a melhor das estratégias formativas. Às vezes, aprende-se muito mais sobre sua identidade étnica nos ditos piores lugares. Piores para quem? Quem determina a visão maniqueísta de melhor ou pior? Não duvide: há um sistema que determina isso, inclusive ‘quem será gente’.
Depois das primeiras fases formativas, veio o período do estágio quando fazia escola técnica. Tantos lugares no mundo para estagiar, mas onde fui cair: no Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar. Minha mãe, minha avó e minha bisavó tinham trabalhado para a mesma família vinculada ao órgão. Como seria diferente para mim? Destino traçado antes mesmo de eu nascer.
Então lá fui eu. Magricela, extremamente tímida, mas muito sonhadora. Estudava pela manhã, engolia na hora do almoço, corria para o curso de datilografia e passava a tarde toda no estágio. Fiz excelentes e grandes amigos pelos quais tenho apreço e muito carinho até hoje. Alguns infelizmente já falecidos. Mas há alguém que tenho especial respeito pelo seu posicionamento humano, o meu ex-chefe, Dr. Scroggie Hawson, então chefe do Departamento Jurídico Cível.

O FATO
Depois de mais de uma hora procurando (e sem encontrar) um processo cível com prazo para defesa no dia seguinte, ouvi de um sindicalista, fornecedor de cana, que não queria mais ser atendido por uma negrinha. Que ele ia perder o prazo e por causa daquilo eu ia “pagar” por não encontrar o processo dele. Seria demitida!

A SURPRESA
Em um ambiente no qual cheguei literalmente pisando em ovos, mas que me firmei pelo compromisso com o trabalho e aprendizagem, nunca esperei aquele tipo de tratamento no estágio. E o pior, no momento estava praticamente sozinha no departamento. A secretária titular tinha aproveitado que todos os advogados estavam viajando (em audiências em outras cidades) e tinha ido ao médico, em uma consulta que há tempo precisa fazer.

O MEU ERRO
Um técnico de informática ouviu e presenciou tudo. Única testemunha, logo contou para os advogados que foram chegando ao final da tarde. Só assim soube que o procurado processo estava com um dos advogados. Ele ficou muito envergonhado por ter retirado o processo e não ter registrado nas fichas de acompanhamento. Mas vergonha não resolve problemas de insulto, desrespeito a diferença e desumanidade. Eu, do alto dos meus recentes 16 anos, tinha ficado mortificada. Nunca, durante toda a minha jovem vida, havia passado por situação semelhante. Nem mesmo as piadinhas da escola tinham me abalado tanto. Voltei no outro dia decidida a não mais estagiar naquele lugar. Não porque eu não merecesse estar lá, mas por que eu achava que eles não mereciam que eu estivesse lá. Lógico que eu estava assustada e totalmente errada. Aliás, estava com muito medo e reagindo as relações de poder.

O DESDOBRAMENTO
Cabe ressaltar que aquele sindicalista representava naquele momento (e ainda o é hoje) todo um sistema opressor, cruel, feroz e desumano. Quando o dia seguinte chegou, apresentei-me no estágio para entregar as tarefas que estavam sob a minha responsabilidade e fui falar com o meu chefe. Ele disse que não poderia me atender naquele momento. Pediu que eu aguardasse e achei estranho, pois ele foi logo para a máquina elétrica (estavam instalando computadores e ele, ainda aprendia a utilizar a ferramenta de informática). Vinte minutos depois me chamou em sua sala, assinou um documento e pediu que eu o acompanhasse. Eu tentei falar que precisava contar algo que havia acontecido e já estava ciente da minha demissão, mas ele não me deu oportunidade de falar. Pediu que eu o acompanhasse. Quando me vi, estava na sala do presidente do Sindicato presenciando um dos momentos mais marcantes da minha vida: o meu chefe estava entregando a sua carta de pedido de demissão, alegando que não ficaria trabalhando em uma instituição na qual infelizmente ainda prevalecia a discriminação racial.
O presidente e todos os presentes (cerca de 20 fornecedores) ficaram tão surpresos quanto eu. No final, ninguém foi demitido. Contudo, aprendi o valor da luta, do posicionamento firme, da atitude consciente que dignifica e liberta. Hoje, preferia eu mesma ter tido coragem para dizer tudo o que aquele sindicalista (fornecedor de cana) merecia ouvir. Mas, contar com a atitude do meu ex-chefe contribuiu e muito para que eu me auto afirmasse.

A SUPERAÇÃO
Scroggie Hawson não assumiu a posição de meu “anjo da guarda”. Sempre me deu bronca quando não atingia os objetivos e metas, mas virou um mentor pessoal. Foi o meu maior incentivador para que eu fizesse vestibular. Chegou a querer me emprestar o dinheiro da matrícula na faculdade particular, antes de eu ir para a Universidade Federal de Pernambuco. Também me incentivou a fazer o concurso público e acreditou em mim quando até pessoas mais próximas pareciam duvidar.
Suas broncas, cobranças e incentivos fizeram-me perceber que ser mulher, negra, pobre e nordestina não deveria ser o meu único destino. Fui ser também universitária, servidora pública, gerente de Recursos Humanos, membro de comissão de licitação, Secretária de Pós-graduação, batuqueira em grupo de percussão e professora universitária. E o que mais? O futuro dirá. Mas se tem algo que mais me orgulho é de ser negra – de ser a diferente em meio a multidão e de me fazer respeitar pelo caminho do respeito à diferença e da luta."








[1] Professora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB. Pedagoga. Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O TERCEIRO MATADOR DE SEBASTIAN: VEJAM QUEM É NININHO

PREZAD@S, COMO VOCÊS PODEM VER NA FOTO, NÓS TEMOS O PISTOLEIRO AILTON KABATÃ ABRAÇADO COM A IRMÃ DO EX-VICE- PREFEITO MAURÍCIO, NA ÉPOCA QUE CARLINHOS DE TIÃO ERA CANDIDATO A REELEIÇÃO EM 2012, E NININHO QUE ESTÁ COM BONÉ E CABEÇA BAIXA MEXENDO NO CELULAR. ELE É SOBRINHO DO EX-VICE-PREFEITO MAURÍCIO E TAMBÉM É LARANJA EM EMPREENDIMENTOS DOS TIÃO EM QUEIMADAS. FOI ELE QUE DEU A RASTEIRA EM SEBASTIAN RIBEIRO COUTINHO FACILITANDO PARA QUE AILTON KABATÃ E NEGUINHO DENTINHO DE OURO PUDESSEM ATIRAR NA VÍTIMA. PERGUNTAMOS À POLÍCIA: POR QUE NININHO AINDA NÃO FOI PRESO? ONDE ELE SE ESCONDE? ELE JÁ FOI PRESO ALGUMA VEZ? OS TRÊS NA FOTO ESTÃO INFILTRADOS NA CAMINHADA DO ENTÃO CANDIDATO JACÓ MACIEL. HÁ RELATOS QUE TODA VEZ QUE NININHO COMETE UM CRIME, FICA DE LÁ PRA CÁ PARA O RIO DE JANEIRO.

CORDIALMENTE,

LAURA BERQUÓ
ADVOGADA, PROFESSORA E MILITANTE DE DIREITOS HUMANOS

DONA EDILENE MANDA RECADO AOS ELEITORES DE QUEIMADAS

PREZAD@S,
DONA EDILENE MANDA DIZER QUE IRÁ SUBIR NOS PALANQUES DOS ADVERSÁRIOS DOS TIÃO EM QUEIMADAS NESSA ELEIÇÃO MUNICIPAL, JÁ QUE A FAMÍLIA QUE TEM PODER DE VIDA E DE MORTE SOBRE A POPULAÇÃO LOCAL ESTÁ NO IMPASSE PARA SABER SE O CANDIDATO A PREFEITO SERÁ O DEPUTADO DODA DE TIÃO OU O EX-PREFEITO CARLINHOS DE TIÃO. DONA EDILENE PROMETEU DIANTE DO CORPO DO FILHO SEBASTIAN RIBEIRO COUTINHO, ASSASSINADO A MANDO DO GRUPO POLÍTICO DOS TIÃO, POR TOMAR CONHECIMENTO QUE A FAMÍLIA É RESPONSÁVEL POR EXPLOSÕES A BANCO NA PARAÍBA PARA FINANCIAMENTO DE CAMPANHA, TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS, GRUPOS DE EXTERMÍNIO E ETC, CONTANDO INCLUSIVE COM A PARTICIPAÇÃO DE POLICIAIS MILITARES DA ATIVA E APOSENTADOS. O GRUPO DO DEPUTADO ESTADUAL DODA DE TIÃO É DA BASE DO GOVERNO ESTADUAL E EM CONVERSA PARTICULAR POR E-MAIL COMIGO, O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ME CONFIRMOU QUE SABE QUE UM DOS INTEGRANTES DA FAMÍLIA DOS TIÃO, PREÁ (JOSÉ RICARDO SOUZA RÊGO) É ENVOLVIDO COM CRIMES MUITO GRAVES E SERÁ ARROLADO COMO TESTEMUNHA EM PROCESSO CRIMINAL QUE PREÁ NA CARA DE PAU MOVE CONTRA DONA EDILENE E EM OUTROS QUE ENTENDERMOS NECESSÁRIO. O QUE DIZ DONA EDILENE:

"E enquanto vida tiver lutarei para que não tenham mais esse poder, nunca mais governar a cidade que o meu filho perdeu a vida, bem como outros que também trabalhavam na politica e foram assassinados por também saber de todos os podres deles e morreram por ter falado publicamente e baterem de frente com eles. E que a população Queimadense não entregue a cidade nas mãos desses Tiãos e Lucenas, Mãos sujas de sangue inocente, que também pensem no futuro dos filhos e netos. Porque mandaram assassinar o meu filho e filhos de outra mães que perderam os filhos que foram assassinados e elas nao podem sequer abrir a boca para clamar por justiça e que gostariam de estar desabafando e acima de tudo denunciando cada um deles pela morte dos filhos, mas o medo predomina por saber que são perigosos e vingativos, mas sei que torcem pela prisão deles. Vamos fazer justiça queimadenses!!!Não vamos deixar que esses assassinos consigam o poder que já custou tantas vidas!" DONA MARIA EDILENE, MÃE DE SEBASTIAN RIBEIRO COUTINHO


CASO SEBASTIAN E O TERCEIRO PISTOLEIRO: NININHO

Sebastian: " joia eterna que tiraram de mim" Dona Maria Edilene, mãe.
PREZAD@S, DIA 31.03.2016, FARÁ 1 ANO QUE OS PISTOLEIROS AILTON KABATÃ E NEGUINHO DENTINHO DE OURO (OU GABINETE) FORAM PRESOS PELO ASSASSINATO DE SEBASTIAN RIBEIRO COUTINHO. OCORRE QUE NA ÉPOCA A DELEGADA A FRENTE DO CASO INFORMOU QUE EXISTE UM TERCEIRO ELEMENTO, QUE SEGUNDO ALGUMAS TESTEMUNHAS, FOI QUEM DEU A RASTEIRA EM SEBASTIAN PARA QUE ELE AO CAIR FOSSE ALVEJADO PELA DUPLA DE PISTOLEIROS QUE JÁ SE ENCONTRA PRESA. O NOME DESSE TERCEIRO É NININHO. QUEM É NININHO? É O SOBRINHO DO EX-PREFEITO CARLINHOS DE TIÃO (UM DOS MANDANTES DO ASSASSINATO DE SEBASTIAN). NININHO É AINDA LARANJA EM EMPREENDIMENTOS DA FAMÍLIA TIÃO, QUE TEM COMO EXPOENTE MAIOR NA POLÍTICA PARAIBANA O DEPUTADO ESTADUAL DODA DE TIÃO. O PRÓPRIO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA TEM CONHECIMENTO DA EXTENSA LISTA DE CRIMES COMETIDOS POR PREÁ, IRMÃO DO DEPUTADO DODA E DO EX-PREFEITO CARLINHOS DE TIÃO. SEBASTIAN FOI MORTO POR QUEIMA DE ARQUIVO PORQUE PRESENCIOU "REUNIÕES POLÍTICAS" EM QUE A QUADRILHA PLANEJAVA DENTRE OUTROS CRIMES EXPLOSÕES A BANCO E ROUBO DE CARGAS, ALÉM DO HOMICÍDIO DO ENTÃO CANDIDATO JACÓ MACIEL (O QUE NÃO OCORREU, GRAÇAS A DEUS). NO BRASIL, A HISTÓRIA ESTÁ SENDO SACUDIDA PORQUE ESTAMOS VENDO A PRISÃO DE SENADORES, EMPRESÁRIOS ENVOLVIDOS COM ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO E EX-PRESIDENTES SENDO INVESTIGADOS POR POSSÍVEIS PRÁTICAS CRIMINOSAS. SOMENTE NA PARAÍBA, ANDANDO NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA, GRUPOS POLÍTICOS DA BASE DO GOVERNO ENVOLVIDOS COM CRIMES SÓRDIDOS PASSAM A MARGEM DAS INVESTIGAÇÕES POLICIAIS.

LAURA BERQUÓ

O USO INDEVIDO DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS POR FACÇÕES CRIMINOSAS NA PARAÍBA

imagem da internet: Nossa Senhora de Fátima
Quando estive Conselheira de Direitos Humanos do Estado da Paraíba percorri alguns presídios paraibanos e aprendi algumas coisas sobre as duas maiores facções paraibanas envolvidas com o narcotráfico. Tanto a facção Okaida como a facção Estados Unidos utilizam indevidamente símbolos religiosos católicos como o terço e a imagem de São Jorge. Não concordo com esse tipo de perversão. Militantes de Direitos Humanos devem defender a dignidade existente e inerente a cada ser humano, sem no entanto concordar com práticas que de longe tem a ver com o exercício da liberdade de crença e religiosa, quando começa a ferir o sentimento religioso de outras pessoas e grupos. A Okaida e os EUA utilizam aqueles terços de plásticos para se identificarem, tendo certa feita uma colega de CEDHPB pedido para que eu questionasse um diretor de um dos presídios da capital paraibana sobre a proibição de terços na unidade e ainda ventilou que tal decisão seria baseada no fato do referido diretor ser evangélico. Desconfiei que a razão não fosse essa porque na mesma unidade podemos ver o retrato da imagem de Nossa Senhora, por isso perguntei qual seria o verdadeiro motivo e me foi explicado que as facções se identificavam pelas cores dos terços de plástico, o que causava transtornos internos. É comum vermos jovens andando com seus cabelos oxigenados, com suas sobrancelhas em 3 pedaços raspadas, seus terços coloridos e com tatuagens de Nossa Senhora ou ainda com tatuagens de um tipo específico de desenho de terço nas praias de Tambaú e Cabo Branco aos finais de semana. Os mesmos grupos que pulam as roletas de ônibus e promovem brigas e outras algazarras nos ônibus da capital. Hoje em dia está impossível ir às praias de Tambaú e Cabo Branco aos finais de semana de ônibus. Ainda, como andam em grupos, acabam promovendo assaltos e arrastões. Há ainda. como no caso da facção Okaida que ainda se serve do medalhão de São Jorge naquelas peças de corrente prateada, como forma de identificação da facção a qual pertence. Logicamente não queremos comparar o que acontece com a perversão de símbolos religiosos para identificação de facções criminosas, mas não podemos nos esquecer daquele que perverteu um dos maiores símbolos esotéricos da Índia antiga: Adolph Hitler. Ele ao se servir da cruz suástica, perverteu o simbolismo dado pelos hindus e outros povos místicos. Enquanto a suástica hindu segue o sentido anti horário, a cruz suástica de Hitler segue o sentido horário sempre com os braços eretos, porque há suásticas utilizadas por místicos em que os braços apresentam outras formas. Uma aberração a utilização de símbolos religiosos, porque infelizmente hoje, podemos nos deparar com uma pessoa estudante de misticismo ou adepta do hinduísmo, por exemplo, que tenha que provar que não está incorrendo no crime previsto no artigo 20, § 1º da Lei Caó, que proibiu a fabricação, comercialização, distribuição e veiculação de símbolos que utilizam a cruz gamada ou suástica para fins de divulgação do nazismo. Infelizmente, o ser humano que tem tanto potencial para criar, por questões socioeconômicas ou ainda mesmo morais, pervertem aquilo que é sagrado, como prova maior de que está desconectado, dividido, que precisa ser restaurado e reintegrado a algo superior que justifique a sua existência nesse plano. 

Laura Berquó
Professora, advogada e militante de Direitos Humanos

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

TERÇA-FEIRA, DIA DE OXUMARÉ


SEGUNDA-FEIRA, DIA DE OMULU


SEGUNDA-FEIRA, DIA DE EXU


SEGUNDA - FEIRA, DIA DAS NOSSAS MOÇAS


LANÇAMENTO DE LIVRO DA EKEDE SINHA DA CASA BRANCA


COMENDA YANASSÓ ACALÁ ADETÁ (MULHERES EMPODERADAS





PREZAD@S, OCORREU NO DIA 29.01.2016, NO ILÊ ASÉ OSUN ODENITÁ A ENTREGA DA COMENDA YANASSÓ ACALÁ ADETÁ, UMA PARCERIA ENTRE O ILÊ E O GRUPO VIDELICET EM RECONHECIMENTO ÀS MULHERES QUE NA PARAÍBA LUTAM TANTO PELO FIM DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA COMO OUTRAS MULHERES QUE FORAM HOMENAGEADAS PELA IMPORTÂNCIA DE SUAS ATIVIDADES EM NOSSA SOCIEDADE. O EVENTO É ALUSIVO AINDA AOS 30 ANOS DE FUNDAÇÃO DO ILÊ ASÉ OSUN ODENITÁ QUE TEM A FRENTE O BABALORIXÁ ERIVALDO D'OSÚN. ABAIXO PALAVRAS DELE:




"FIQUEI MUITO FELIZ, A COMENDA FOI UM SUCESSO, OXOSSI QUERIA VER TODAS A S MULHERES E FOI AQUELA FESTA. MUITAS CRITICAS E ELOGIOS E EU SOUBE ADMINISTRAR TODAS ELAS. AS CRITICAS COLOQUEI NOS PÉS DE XANGO E JÁ ESTOU RECEBENDO AS RESPOSTAS. QUERO AGRADECER A TODAS AS MULHERES QUE VIERAM E AS QUE NÃO PUDERAM VIR TAMBÉM, QUE OSUN ABENÇOE CADA UMA DE VCS. SUCESSO TOTAL. REALIZADO E FELIZ POR HOMENAGEAR ESSAS MULHRES LINDAS E MARAVILHOSAS.RECEBI MUITAS MENSAGEM EM MEU ZAP, AGRADECENDO E FELIZES POR SEREM LEMBRADAS, POR MIM SEMPRE SERÃO, POIS OQUE SERIA DO ASÉ E DO MUNDO SEM AS MULHERES?

AINDA, ALGUMAS FOTOS DO EVENTO E A RELAÇÃO DAS MULHERES QUE RECEBERAM A REFERIDA COMENDA:






















"MÃE LÚCIA DE OSUN
DONÉ RENILDA DE OSOSSI
MÃE TUCA DE OXAGUIÃ
DONÉ DORIOMAM DE YAMANJA
DONÉ JACKLINE DE OSUN
DONÉ ISABEL DE BESSEM
IYÁDAGAN DULCE DE OYA
EKEDE TÂNIA DE OYA
MÃE DAPAZ DE OSUN
MÃE CHAGUINHA DE OSUN
IYAKEKERE DOS ANJOS DE OSUMARE
AJIBONAN SILVANA DE OSUN
MÃE PENHA DE YEMANJA
EGBONMY VERONICA DE OSUN
MÃE ADEILZA DE OSUN
MÃE MOCINHA DE OMOLU
MÃE CRISTIANA DE OSUN
YA MORÔ VILMARA DE OYA
MÃE NENA DE OSUN
EKEDE LAURA DE OGUN
EKEDE GORETE DE OSOSSI
PROFESSORA VANIA
DONÉ VERONICA LOURENÇO DE OSUN
SANDRA MARROCOS
MARIAH DE OMOLU
MÃE MARINALVA DE OGUN
TERLÚCIA DA SILVA ( BAMIDELE)
MÁE IVONETE DE OSUN( CAMPINA GRANDE)
MÃE ZETINHA DE OYA
MÃE GORETE DE OSUN ( CAMPINA GRANDE)
MÃE LOURDINHA DE OSOLUFON
MÃE ANA JULIA DE OSUN
EKEDE SOLONGE DE OYA
EKEDE SÔNIA DE OYA
YABASSE FERNANDA DE OSUN
EKEDE ROBERTA DE OSUN
EKEDE LUANA DE ODE-CARÉ
DEPUTADA ESTADUAL ESTELA ISABEL
EKEDE REGINA DE NANA
A SENHORA MARIA DAS NEVES( A MÃE DO PAI VAMBERTO)
A SENHORA FATIMA LUCENA( DO GRUPO AMIGOS DO PEITO)
FABIANA VELOSO JONALISTA.
A SENHORA DIANA MOTTA
EKEDE CARLA DE OSUN
VANUZA DE OSUN (DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA)
MÃE JOSELMA DE OSOSSI
DONÉ LÚCIA DE OSUN-OMIDEWIN ( DO VALENTINA
SORAYA VILAR (MUÇULMANA)
PAULA FRANCINETE
YA RAIMUNDA DE OYA
EKEDE GORETE DE OYA
IVANICE FRAZÃO (PROFESSORA DE HISTÒRIA DA UFPB)
ANA PAULA CAVALCANTI (VIDELICE)
MULHERES NACIONAIS QUE FIZERAM A DIFERÊNCIA NA RELIGIÃO COMO TAMBÉM NA SOCIEDADE:

EKEDE SINHA DE XANGÓ (TERREIRO DA CASA BRANCA)
DONÉ KIKA DE BESSEM (SÃO PAULO)
EKEDE SILVANA VERISSIMO (SÃO PAULO)
YA JACIARA DE OSUN (SALVADOR - BAHIA)
EGBONMY CONCEIÇÃO REIS DE OGUN (SÃO PAULO)
EGBONMY NICE DE OYA (TERREIRO DA CASA BRANCA)
YA LOURDES DE OYA DO (TERREIRO OYATUNJÁ SALVADOR BAHIA)
MARCOTA VALDINA PINTO (SALVADOR - BAHIA)
YA ESTELA AZEVEDO DE OSOSSI (CONHECIDA CASARIOSAMENTE POR MÃE ESTELA- AXÉ OPO-AFONJA)"

MAIS UMA TRAVESTI É MORTA EM JOÃO PESSOA

PERGUNTAMOS ATÉ QUANDO OS HOMOFÓBICOS CEIFARÃO VIDAS. ABAIXO CRIMES DE ÓDIO. OU ENTÃO QUE AS INVESTIGAÇÕES APONTEM OUTRA JUSTIFICATIVA. 24 FACADAS? DIFÍCIL NÃO FALAR EM ÓDIO QUANDO SE TRATA DE ARMA BRANCA E A QUANTIDADE DE PERFURAÇÕES.

LAURA BERQUÓ



REPRODUZINDO MATÉRIA DA TAMBAÚ 247 (http://www.portaldolitoralpb.com.br/travesti-e-encontrada-morta-em-mangabeira-com-24-perfuracoes-de-faca/)

"Uma travesti foi encontrada morta no bairro de Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa. O corpo teria sido achado por volta das 5h20 desta terça-feira (16), próximo a uma loja de calçados da região.
Registrada com o nome de Rogério Diógenes Teodósio de Carvalho, 36 anos, ela costumava se identificar como Cicarelli. A travesti foi encontrada com 24 perfurações de faca.
Ainda segundo informações da Delegacia de Homicídios da Capital, o pai e a irmã da vítima estiveram presentes no local do crime. Foi feita a perícia e o corpo foi recolhido para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol).
Até as 7h15 desta terça-feira, não havia identificação do motivo e do autor do assassinato.
Com Tambaú 247"



JOÃO VICTOR, MEU SOBRINHO DO CORAÇÃO!

APESAR DE DESAJEITADA COM BEBÊS, JOÃO VICTOR FOI MUITO PACIENTE COMIGO. FILHO DA MINHA AMIGA KARYNA MAKTUB. 


ELEIÇÕES ADEPOL-PB: DANILO ORENGO




MAIS UM DELEGADO PERSEGUIDO: DANILLO ORENGO


"NOTA DE SOLIDARIEDADE




A Associação dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba – ADEPOL-PB, através de seu presidente, vem a público manifestar VOTO DE SOLIDARIEDADE ao Delegado de Polícia Civil GRACIANO DANILLO BORBA ORENGO, que foi exonerado do cargo de Delegado Titular da Delegacia de Roubos e Furtos da Polícia Civil no Município de Campina Grande (DRF), através do Ato Governamental nº 0131, de 12 de fevereiro de 2016.
A sociedade campinense e paraibana tem conhecimento dos excelentes serviços prestados pelo Delegado DANILLO ORENGO, o qual já desempenhou, de forma brilhante, ética e honrada, suas funções em diversas outras unidades policiais do Estado da Paraíba. A exoneração do citado Delegado de Polícia foi uma surpresa para a classe, pois ele vinha desempenhando excelente trabalho à frente da DRF-CG, com várias apreensões relevantes, prisões, acarretando a redução dos índices de crimes violentos patrimoniais (CVP) na região da Borborema.
Cumpre destacar que o Delegado DANILO ORENGO encontra-se encabeçando, na condição de 2º Vice-Presidente, a chapa “União e Igualdade”, na disputa eleitoral para o comando da Associação dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba – ADEPOL-PB, chapa esta que rivaliza com a chapa encabeçada pelo Delegado de Polícia Cláudio Lameirão, atual presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba – ADEPDEL. 
É sabido que a designação para ocupação de cargos de comissão e funções de confiança é atribuição discricionária da autoridade competente. Mas, no caso do Delegado de Polícia, como garantia, a Lei 12.830/2012 reza, em seu art. 2º, § 5º, que “A remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado”. Segundo o professor Renato Brasileiro (2015, Legislação Criminal Especializada, p. 185), essa remoção “abrange não apenas a transferência de uma cidade para outra, mas também de uma delegacia para outra”.
Não se questiona a liberdade em se reorganizar a estrutura de pessoal da Polícia Civil, da forma mais conveniente ao interesse público e à eficiência da gestão, adequando a vocação dos policiais ao serviço policial. Essa atribuição é, indubitavelmente, de titularidade da autoridade governamental, dotada de legitimidade democrática. Todavia, a forma como ocorreu a exoneração do Delegado DANILLO ORENGO, durante um processo eleitoral extremamente disputado e em que é sabido o poder de influência administrativa e política dos integrantes da chapa presidida por Cláudio Lameirão, permite, no mínimo, algumas reflexões.
Não se mostra razoável, transparente e impessoal a declaração do Superintende da 2º SRPC, Delegado Luciano Soares, no sentido de que a exoneração se deu por “necessidade administrativa da gestão”, expressão genérica, vazia e desprovida de fundamentação para a remoção de um Delegado de Polícia que vinha tão bem desempenhando suas atribuições na DRF em Campina Grande. Tal circunstância se agrava pelo fato de o Delegado Luciano Soares votar declaradamente na chapa encabeçada por Cláudio Lameirão. Agrava mais ainda o fato de ser notório que as pessoas que apoiam ou compõem a citada chapa são justamente as que se encontram ocupando, quase que unanimemente, os cargos de gestão na Polícia Civil. NÃO SE PODE CONFUNDIR A DISPUTA CLASSISTA COM A GESTÃO ADMINISTRATIVA.
A direção da ADEPOL-PB renova os votos de credibilidade e confiança na pessoa e na gestão do Sr. Governador Ricardo Coutinho, esperando que as ações arquitetadas por grupos que buscam, pura e simplesmente, a perpetuação de poder na instituição não contaminem o êxito da gestão governamental.
João Pessoa, 13 de fevereiro de 2016."



domingo, 14 de fevereiro de 2016

REPRODUZINDO NOTÍCIA SOBRE CRISE DA FUNDAC

"SEM GASOLINA, FUNDAC DEIXA DE LEVAR INFRATORES À AUDIENCIAS

A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) está sem contrato para abastecimento de combustíveis desde 30 de dezembro do ano passado. O desabastecimento estaria fazendo com que menores infratores deixassem de comparecer a audiências judiciais.
Leia mais notícias no Paraíba Geral
Presidente da Fundação, Sandra Marrocos disse que a suspensão de audiências por falta de combustíveis para transporte tem sido pontual. “Só algumas não aconteceram. E nem há falta de combustível. Estamos com cota de uso reduzida. E isso está sendo sanado”, disse ela.
Marrocos explicou que o contrato com um posto de combustíveis terminou ano passado e que dará entrada em um processo de dispensa de licitação por 90 dias. “Amanhã pela manhã vou tentar resolver essa situação. Encaminhamento do governo é ser rápido”.
A presidente lamentou a superlotação de jovens infratores na Paraíba. Ela contou que – em menos de três anos – a população de menores de idade no Centro Educacional do Adolescente (CEA) mais que duplicou.
“Quando assumi [em 2013] tinha entre 279 e 311 adolescentes. Hoje temos 720! A unidade que mais sente essa redução é CEA Provisória”, declarou Sandra Marrocos, presidente da Fundac. Ela garantiu que as audiências na Grande João Pessoa serão normalizadas."
Jãmarrí Nogueira-MaisPB

sábado, 13 de fevereiro de 2016

"TÊJE PRESO, MOSQUITO"


A PARAÍBA SAI NA FRENTE EM PESQUISA  A SER REALIZADA SOBRE  ZICA E MICROCEFALIA. TRATA-SE DE PARCERIA ENTRE A SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA PARAÍBA E O CENTRO DE CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS LIGADO AO DEPARTAMENTO DE SAÚDE DOS ESTADOS UNIDOS. RECONHEÇO E ACREDITO QUE É UM ACERTO DESSE GOVERNO. SÓ NÃO ENTENDI, NA MINHA IGNORÂNCIA, O QUE A SECRETARIA DE SEGURANÇA TEM A VER COM ISSO . ENQUANTO OCORRIA A REUNIÃO NA SEXTA-FEIRA, 12, PELA MANHÃ, NA MESMA HORA BANDIDOS FAZIAM O BANCO BRADESCO NA EPITÁCIO PESSOA EM JOÃO PESSOA: "TÊJE PRESO, MOSQUITO"!

LAURA BERQUÓ

domingo, 7 de fevereiro de 2016

HOJE FAZ 04 ANOS DA EXECUÇÃO DE BRUNO ERNESTO

Bala que matou Bruno Ernesto.
PREZAD@S, HOJE FAZ 04 ANOS DA EXECUÇÃO DE BRUNO ERNESTO, MORTO AOS 31 ANOS, EM 07.02.2012. UM JOVEM TRABALHADOR, INTELIGENTE, BONITÃO E EX-FUNCIONÁRIO DA PMJP QUE SABIA MUITO SOBRE O ESQUEMA DE DESVIO DE RECURSOS DO JAMPA DIGITAL PARA FINANCIAMENTO DA CAMPANHA POLÍTICA AO GOVERNO DO ESTADO DE 2010. A VERBA DO PROJETO É FEDERAL E ENVOLVERIA AINDA O EX-MINISTRO AGUINALDO RIBEIRO E O ENTÃO VICE-GOVERNADOR ELEITO EM 2010, RÔMULO GOUVEIA, HOJE DEPUTADO FEDERAL. INFELIZMENTE, NA PARAÍBA, TEMOS POLÍTICOS , ATUALMENTE NA OPOSIÇÃO, COMO É O CASO DO SENADOR CÁSSIO, QUE VOLTA E MEIA SOLTA UMA ALFINETADA MAS NA PRÁTICA NADA FAZ PARA APURAR O DESVIO DE VERBA DO JAMPA DIGITTAL. POR QUE NÃO TENTA COLHER 1/3 DAS ASSINATURAS DE SEUS PARES NO SENADO PARA A INSTAURAÇÃO DE UMA CPI? ATÉ AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA CPI, COMO QUEBRA DE SIGILO TELEFÔNICO, APREENSÕES, ETC, PODERIAM SER RESOLVIDAS POR MEIO DE PEDIDOS JUDICIAIS. O PODER INVESTIGATIVO DE UMA CPI É AMPLO E TERIA CONDIÇÕES DE DAR SEGURANÇA A POSSÍVEIS TESTEMUNHAS DO ESQUEMA FRAUDULENTO. BRUNO ERNESTO NÃO FOI VÍTIMA DE LATROCÍNIO. ERROU QUEM CONDUZIU O INQUÉRITO E AS INVESTIGAÇÕES. ERROU O REPRESENTANTE DO PARQUET POR TER DENUNCIADO OS ASSASSINOS POR ROUBO MAJORADO RESULTANDO NA MORTE DA VÍTIMA (ART. 157, § 3 DO CPB). O QUE HOUVE FOI CONCURSO MATERIAL DOS CRIMES DE ROUBO SEGUIDO DE HOMICÍDIO. COMO UM RAPAZ QUE IMPLORA PARA NÃO MORRER, QUE LEVA UM TIRO RENDIDO E DEITADO DE BRUÇOS (A BALA É ESTA ACIMA E QUE CONSTA DO PROCESSO) PODE ESTAR ATRAPALHANDO O ROUBO DE QUE É VÍTIMA A PONTO DE LEVAR OS ASSALTANTES A MATÁ-LO COMO ÚLTIMO RECURSO PARA GARANTIR O PRODUTO DO CRIME? E O PRÓPRIO DEPOIMENTO DO CHEFE DA QUADRILHA PARA PROGRAMAS POLICIAIS FICOU CLARO QUE FOI ENCOMENDADO. O CHEFE DA QUADRILHA POR SINAL TEVE SUA PRISÃO REVOGADA EM 21.12.2012, POR UM JUIZ SUBSTITUTO, SENDO PRESO NOVAMENTE SOMENTE COM A SENTENÇA DATADA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015. O JUIZ SUBSTITUTO POR SINAL FEZ UMA BELA DEFESA DIZENDO QUE O SUSPEITO ERA UM MERO USUÁRIO DE DROGAS QUE NADA TINHA A VER COM O CRIME, EM QUE PESE TODOS OS ENVOLVIDOS DIZEREM O CONTRÁRIO E SER O MESMO REINCIDENTE COM QUESTÕES RELACIONADAS À TRÁFICO DE DROGAS.  MAIS UM ASSASSINATO, MAIS UMA FAMÍLIA CHORANDO A PERDA DE SEU UNICÓRNIO AZUL. 

LAURA BERQUÓ

sábado, 6 de fevereiro de 2016

NÃO FOI DE ANAYDE - "A MULHER E A GALINHA NÃO SE DEIXA PASSEAR"

Há uma passagem nessa música de 1902, com o seguinte trecho "a mulher e a galinha não se deixa passear, a galinha o pinto come e a mulher dar o que falar". Esta estrofe foi atribuída erroneamente na Paraíba a Anayde Beiriz. Mas devia ser alguma música que ela ouvia no tempo dela. No trabalho acadêmico com o seguinte endereço http://www.historia.uff.br/stricto/td/1460.pdf, de Flávia Cópio Esteves, ela informa que essa passagem era constantemente repetida por Anayde, porque era comum na época. Trata-se na verdade de um ditado português bem anterior inclusive à música Bolim Balacho.


NÃO TENHO LÁGRIMAS - PATRÍCIO TEIXEIRA


CARNAVAL 3

"não pago o bonde, que eu conheço o condutor..."

CARNAVAL 2


CARNAVAL 1


CASO REBECA: DEPOIMENTO DE SUSPEITOS I

PREZAD@S, O PRIMEIRO DEPOIMENTO QUE IREMOS POSTAR (ESTÁ NO YOUTUBE, PRODUZIDO POR EMISSORAS LOCAIS) É DO SARGENTO ALCÂNTARA. SÓ QUE HÁ COISAS QUE O MESMO DIZ E NÃO BATEM COM O INQUÉRITO: 1. ELE, PELO MENOS, ANDAVA ARMADO NA ÉPOCA DA MORTE DE REBECA. POSSUÍA UMA 380, O MESMO TIPO DE ARMA QUE MATOU REBECA E O DESPACHANTE LEOPOLDO. AO SER DESCOBERTA A ARMA COM UM TIRO ACIDENTAL EM SEU CARRO, VENDOU NA FEIRA DE OITIZEIRO A ARMA, E TAMBÉM SE DESFEZ DO CARRO. A ARMA QUE POSSUÍA NUNCA FOI PERICIADA. VAMOS VER AS FALAS DE OUTROS SUSPEITOS E POSTAREMOS AQUI. HÁ DEPOIMENTOS DE QUE SE APRESENTAVA COMO TIO DE REBECA NO COLÉGIO MILITAR, QUE TINHA CONTATO COM A FAMÍLIA, POR TER PARENTES EM COMUM. QUE A MENINA TINHA MEDO DELE. VAMOS COMEÇAR A RETORNAR OS TRABALHOS DE PRESSÃO PARA A FEDERALIZAÇÃO. NÃO É EM UMA ÚNICA PASSAGEM DO INQUÉRITO QUE SEU NOME É CITADO. INFELIZMENTE.

LAURA BERQUÓ

CASO SEBASTIAN: É PRA REPETIR OU DESENHAR?


O que a Polícia não quer ver! Basta a família em peso dizer que nunca viu Sebastian e está tudo resolvido!