sexta-feira, 15 de novembro de 2019

PROJETO EUGENISTA PARA AMÉRICA DO SUL E SAQUE ÀS RIQUEZAS MINERAIS NAS TERRAS INDÍGENAS

FOTO INTERNET/JUSTIÇA POR PATRÍCIA ARCE 


PREZAD@S, O DISCURSO DE BOLSONARO NA ASSEMBLEIA GERAL DA ONU EM FINS DE SETEMBRO DESTE ANO ESTÁ DE ACORDO COM A POLÍTICA EUGENISTA CONTRA NOSSOS INDÍGENAS. NENHUM ÍNDIO TERÁ MAIS UM PALMO DE TERRA E NÃO ESTAMOS FALANDO SOMENTE DO FIM DA TEORIA DO INDIGENATO OU DO FATO INDÍGENA, MAS POR TRÁS DO DISCURSO MERAMENTE ASSIMILACIONISTA, EM SE APRESENTAR UM EXEMPLAR FENOTIPICAMENTE ACEITÁVEL COMO INDÍGENA, AS TERRAS AMAZÔNIDAS RICAS EM MINÉRIOS PARA A INDUSTRIA ARMAMENTISTA ESTÃO NO PONTO CENTRAL DA DISCUSSÃO. ASSIM VIMOS O QUE OCORREU NA BOLÍVIA ONDE ASCENDEU AO PODER UMA INDÍGENA QUE NEGA SUAS ORIGENS, AINDA QUE COM A BÍBLIA NA MÃO COM O APOIO DE MILITARES E OS CABELOS DEVIDAMENTE PINTADOS DE LOIRO E SATANIZANDO RITUAIS DE SEUS ANCESTRAIS. ASSIM VIMOS TAMBÉM NO EQUADOR QUE TEVE A BRIGA PELA ALTA DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS, CASTIGANDO AINDA MAIS OS INDÍGENAS DAQUELE PAÍS QUE ALÉM DE MAIS POBRES COMPÕE MAIS DE 1/4 DA POPULAÇÃO. SEMPRE A QUESTÃO DO PRETRÓLEO COMO PANO DE FUNDO E OS EUA POR TRÁS. NA BOLÍVIA, SEGUNDO VÁRIAS REVISTAS ESPECIALIZADAS, O PAÍS É UM DOS MAIORES RESERVATÓRIOS DE LÍTIO DO MUNDO (LEIAM: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/11/litio-riqueza-no-deserto-de-sal-da-bolivia.html). VOLTANDO AO BRASIL, AS TERRAS AMAZÔNIDAS OCUPADAS POR INDÍGENAS SÃO RICAS EM NIÓBIO, TÓRIO E URÂNIO. NÃO HÁ COMO NEGAR QUE ESSE EXTERMÍNIO QUE SE VÊ DE LIDERANÇAS INDÍGENAS NO BRASIL COM O SILÊNCIO DO ESTADO, COM A SUA CONIVÊNCIA É PARTE DE UMA POLÍTICA OFICIOSA DE ESTADO. TRATA-SE UM FASCISMO-NAZISMO NÃO NO MODELO CLÁSSICO DE MUSSOLINI/HITLER OU TEMPERADO DE GIORGIO ALMIRANTE, MAS COM UM NOVO ALVO NO MOMENTO PRESENTE QUE SÃO OS POVOS TRADICIONAIS DO "NOVO MUNDO" PARA QUE SUAS RIQUEZAS NATURAIS SIRVAM AS POTÊNCIAS ARMAMENTISTAS E ÀS INDUSTRIAS DE ALTA TECNOLOGIA DE PAÍSES COM OS QUAIS O BRASIL TEM BUSCADO PARCERIA TAMBÉM. NO MAIS, O FASCISMO SE APRESENTA DA MESMA FORMA AO SE UTILIZAR DE ELEMENTOS LIGADOS AO EXTREMISMO RELIGIOSO CRISTÃO, CONSERVADOR DE ULTRADIREITA, COM IDEIAS EUGENISTAS, O CONTROLE DE OPINIÕES FEITO POR CIDADÃOS SOBRE OUTROS E O MAIS INTERESSANTE QUE PESSOAS COMUNS PODEM SER O FASCISTA ÚTIL EMBORA NÃO MAL INTENCIONADO PORQUE COMO APONTA LEANDRO KONDER, O FASCISMO É UM MOVIMENTO DE MASSAS E NÃO EXIGE UMA CARACTERÍSTICA EM PARTICULAR DO INDIVÍDUO. VIVEMOS TEMOS DIFÍCEIS E SERÃO NORMALIZADAS AS DEMONSTRAÇÕES DE TORTURA COMO AS CEGUEIRAS CAUSADAS NOS ENFRENTAMENTOS COM A POLÍCIA NO CHILE OU O CASO DE PATRÍCIA ARCE E MARIELLE FRANCO EM QUE MULHERES INDÍGENAS E NEGRAS DE ESQUERDA NÃO PODERÃO ASCENDER AO PODER SOB PENA DE SEREM SEVICIADAS OU ASSASSINADAS DENTRO DO ATUAL QUADRO POLÍTICO QUE ESTÁ PROJETADO NA AMÉRICA LATINA COM O APOIO AINDA QUE TÁCITO DE PESSOAS QUE NÃO SÃO CRUÉIS OU ASSIM NÃO SÃO TIDAS PORQUE COMO DITO, O FASCISMO É UM MOVIMENTO DE MASSAS E NÃO EXIGE UMA CARCATERÍSTICA EM PARTICULAR DO INDIVÍDUO QUE O LEVE A CONCORDAR COM TAIS ATROCIDADES.
LAURA

COLETIVO PACHAMAMA SE REÚNE DIA 16/11 PARA RODA DE CONVERSA


O RITUAL DO CANCEL POR PALMARÍ LUCENA

Publicado originalmente no Correio da Paraíba

I MARCHA DA NEGRITUDE UNIFICADA NA PARAÍBA - DIA 19.11 ÀS 14 H EM FRENTE AO TEATRO SANTA ROSA



DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2019: PONTO DE CULTURA YEMANJÁ SOGBÁ


ORGANIZAÇÃO DE MULHERES MÃE TIETA D'YEMANJÁ

"ORGANIZAÇÃO DE MULHERES MÃE TIETA DE YEMANJA DO TERREIRO ODENITA.
NOMES DAS HONROSAS MULHERES QUE COMPÕEM SÃO:
YA CHAGUINHA DE OSUN!
YA VERONICA DE OSUN!
YA DAPAZ DE OSUN!
YA DEL DE OSUN!
YA ANANIHA DE OSUMARE!
YA VERUSKA DE OYA!
YA TIENE DE OYA!
YA JACQUELINE DE OSUN!
YA GORETE DE OSOSSI!
YA ROBERTA DE OSUN!
YA NENA DE OSUN!
YA VILMARA DE OYA!
YA SÓNIA DE OYA!
YA CELEIDA DE OMOLU!
YA DEDEIA DE OGUN!
YA MARIA DE OYA!
YA GIOVANA DE OSUN!
YA ARLETE DE SANGO!
YA JOSEANE DE OYA!
YA ADRIANA DE OYA!
ESTÃO INSERIDAS AS MULHERES FILHAS, NETAS E BISNETAS DOS TERREIROS QUE FAZEM PARTE DO KESSI ILE OSUN ODENITA.
O MAIOR OBJETIVO DESTA ORGANIZAÇÃO É O FORTALECIMENTO DA TRADIÇÃO DEIXADA POR YABETA, YAKALA YANASSO E SEGUIDAS POR AS HONROSAS YALORIXAS DESTE PAÍS.
E ESTÁ HONROSA ORGANIZAÇÃO TEM O NOME DA NOSSA SAUDOSA MÃE TIETA DE YEMANJA.

EU SOU HOMEM DE OSUN LÍDER DE UMA HONROSA COMUNIDADE RELIGIÃO, TENHO RESPEITO PELAS MULHERES DE ASE SEM ELA NÃO HÁ ASE."
TEXTO ENVIADO PELO BABALORIXÁ ERIVALDO D'OSUN

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O DESEMPODERAMENTO POLÍTICO FEMININO NA AMÉRICA DO SUL

Foto da Internet: Jeanine Áñez


Não há empoderamento feminino com Jeanine Áñez na Bolívia que ascendeu por forças misóginas de uma religião ultra patriarcal e com apoio militarista enquanto outra mulher, Patricia Arce, em seu próprio país que representava a etnia originária de seu povo era torturada por homens. Enquanto isso, a presidente do Senado Adriana Salvatierra também foi obrigada a renunciar juntamente com o então Presidente Evo Morales e o Vice-Presidente Álvaro Garcia. Outro sinal de desempoderamento porque pela Constituição a ordem natural com a renúncia de Morales e Garcia seria a posse de Salvatierra se não fosse a crise instaurada por militares e a onda neopentecostal no país. Houve retrocesso no empoderamento feminino quando temos medo de sermos chamadas de "barangas" porque não apoiamos discursos que nos reduzem a cadelas que merecemos uma tigela de ração porque não somos Cinderelas como cantou MC REAÇA nas eleições. Não há empoderamento quando Dilma foi posta pra fora, mas ascenderam mulheres que ao discordarem do Presidente e de seus filhos sem condições de serem parlamentares, sofreram agressões lipofóbicas, porque precisamos ser apenas "belas" e "jovens" para os padrões que nos ditam. Não há empoderamento enquanto a crítica a Marielle for o cabelo, a orientação partidária e sexual e se esquecem que ela foi assassinada a mando do crime organizado que sustenta a política carioca por meio das milícias e que tem um Presidente da República que quer atrapalhar as investigações. Estão querendo nos calar, nos boicotar, caso não sejamos úteis ao modelo que está tornando o mundo ainda mais intolerante.

Laura

terça-feira, 12 de novembro de 2019

E RANIELLE SE FOI. MENOS UM CORAÇÃO BOM NO MUNDO.

Delegada Ranielle Vasconcelos Cabral morreu hoje, 12.11.2019, vítima de câncer.
Eu não acredito que você se foi, Ranielle. Tão linda, tão querida, tão decidida! Eu não acredito que você se foi. Que Oxum receba você e que você tenha paz, descanso, que sua luta pela verdade, pela dignidade de jovens nesse mundo violento contra meninas estupradas e assassinadas e que acabava por consumi-la tanto, as perseguições que você sofreu, que você saiba que por sua dedicação e pelo seu bom coração, você será sempre lembrada! Até em breve e que você e Rebeca agora possam realmente partilhar da verdade encoberta pelos homens desse mundo.
Laura

NOTA DE PESAR DA ADEPEL: LUTO POR RANIELLE VASCONCELOS CABRAL

"
"A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba – ADEPDEL vem manifestar profundo pesar pelo falecimento da Delegada de Polícia Civil e associada da ADEPDEL Ranielle Vasconcelos Cabral.
A Sociedade Paraibana, a Polícia Civil, a ADEPDEL e a família perdem uma grande Delegada.
Deus abençoe a família, para que possa suportar esse momento tão difícil.
João Pessoa, 12 de novembro de 2019.
Steferson Gomes Nogueira Vieira
Presidente da ADEPDEL"

SOLIDARIEDADE À PREFEITA BOLIVIANA PATRÍCIA ARCE: REPRODUZINDO TEXTO DO QG FEMINISTA


Foto da Página do Perfil QG Feminista no Facebook
"Na semana passada, Patricia Arce, mulher indígena e chefe do Executivo da cidade de Vinto, na Bolívia, foi sequestrada por uma milícia opositora, que a espancou, a pintou de vermelho, cortou seus cabelos e a obrigou a andar descalça por três quilômetros, enquanto filmavam e transmitiam toda a tortura.

Cortar o cabelo à força é prática comum de tortura contra as mulheres. O cabelo das mulheres é considerado símbolo de feminilidade e, portanto, é símbolo de poder para as mulheres aos olhos da sociedade patriarcal. Cortar ou raspar o cabelo de uma mulher, como forma de humilhá-la publicamente, é algo que acontece há muito tempo, já era feito na idade média europeia com mulheres acusadas de adultério ou bruxaria, aconteceu quando aliados retomaram a França e exibiram “mulheres colaboracionistas” em praça pública e até hoje é praticado em prisões femininas como forma de punição. É sintomático que um símbolo de beleza feminina dado pelos homens seja tirado por eles quando querem desumanizar uma mulher." Texto do Perfil do Facebook QG Feminista


In: https://web.facebook.com/revistaqgfeminista/photos/a.1046520152156099/1626006467540795/?type=3&theater

sábado, 9 de novembro de 2019

AOS MORTOS

Tio Francesco
O CARMA É INTERESSANTE. CONVERSANDO COM UMA TIA PRA ENTENDER O PORQUÊ DE TANTAS LÁGRIMAS E PERDAS NA MINHA FAMÍLIA ATÉ HOJE TENTO COMPREENDER O SOFRIMENTO DOS QUE PASSARAM PELA GUERRA. EU PERDI UM TIO AVÔ, FRANCESCO, QUANDO ELE TINHA 16 ANOS DE IDADE NO DIA 21.08.1944, EM GALENO, NA ALDEIA DELE NA ITÁLIA. MEU TIO TINHA ACABADO DE SAIR PARA COLHER O TRIGO APÓS O DESJEJUM QUANDO A BOMBA CAIU. AO TODO JUNTANDO OS MORTOS DA ALDEIA COM A CIDADE (FUCECCHIO) FORAM 123 CIVIS MORTOS. O QUE FORAM PROCURAR LÁ OS QUE BOMBARDEARAM A ALDEIA E TODO O MUNICÍPIO DURANTE 03 DIAS DE BOMBARDEIOS? ALEMÃES. ALEMÃES ESCONDIDOS QUE NEM MAIS LÁ ESTAVAM. OS INGLESES EM MUITOS PAÍSES FIZERAM O FAVOR DE AJUDAR A EXPULSAR AS FORÇAS DO NAZISMO SEM DÚVIDA E PARA ALGUNS ERA A ESPERANLÇA QUE NUNCA CHEGOU EM TEMPO COMO SE LÊ NO DIÁRIO DE ANNE FRANK. ATÉ HOJE NÃO ME APROFUNDEI PARA SABER SE FORAM AMERICANOS OU INGLESES QUE BOMBARDEARAM A ALDEIA, PORQUE AS INFORMAÇÕES SÃO CONTRADITÓRIAS E DOLOROSAS, MAS CREIO TEREM SIDO NORTE-AMERICANOS. EU VEJO MUITA GENTE DIZENDO QUE NA GUERRA MORRE GENTE MESMO E É NORMAL QUE SE MORRA GENTE DESDE QUE O "GADO" NÃO PERCA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA OU GANHE ALGO COM ISSO PORQUE ATÉ O PRESENTE MOMENTO NÃO ENTENDI O QUE MOVE A DEFESA DE GUERRAS E ELEGER PRESIDENTES QUE SE JUNTAM ÀS DEMOCRACIAS ARMAMENTISTAS PARA DAR DE MÃOS BEIJADAS NOSSAS RIQUEZAS ESSENCIAIS NA INDÚSTRIA BÉLICA EM TROCA DA ANIQUILAÇÃO DE UM POVO, DISFARÇADO EM DISCURSOS ASSIMILACIONISTAS, COMO SE VÊ ATUALMENTE COM A  QUESTÃO DOS INDÍGENAS AMAZÔNIDAS NO BRASIL. FAÇAM UMA FILA DE 123 PESSOAS MORTAS. FAÇAM UMA FILA DE 123 PESSOAS QUERIDAS QUE PODEM SER AS VIDAS QUE PODEM SER PERDIDAS, POIS AFINAL, NA GUERRA MORRE GENTE. VEJO UM MONTE DE GENTE SE DIVIDINDO POR POLÍTICA COM A DECISÃO DO STF SOBRE A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA. SÓ NÃO PERCEBEM QUE REPRODUZEM O DISCURSO ÚTIL DO FASCISMO QUE É ENCARCERAMENTO A TODO CUSTO, MESMO QUE FIRA GARANTIAS CONSTITUCIONAIS, CHAUVINISMO CONFUNDIDO COM PATRIOTISMO, CONTROLE DE OPINIÕES FEITOS ATUALMENTE EM REDES SOCIAIS, PERSEGUIÇÃO À IMPRENSA, DENTRE OUTRAS CARACTERÍSTICAS, ALÉM DA AMEAÇA À ORDEM COMO DITO CONTRA O STF FERINDO A LEI DE SEGURANÇA NACIONAL, MAS SÓ LEMBRARAM DA DITA LEI PARA A PGR CONSTRANGER O PORTEIRO DO CASO MARIELLE POR "CALÚNIA" CONTRA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. GRAÇAS A DEUS, EU VIM DE UMA RAÍZ POBRE DE CAMPONESES DE UM LADO QUE TINHA TUDO PRA ADERIR AO FASCISMO PORQUE A ITÁLIA É O BERÇO DESSE PENSAMENTO, MAS ASSIM NÃO SEGUIU A ANCESTRALIDADE PARTIGIANA. NÃO BROTEI DO NADA. CADA SER HUMANO PRECISA SE RECONHECER NA SUA HERANÇA MORAL E NAQUILO QUE LIGA AOS SEUS E AO SEU PROPÓSITO ENQUANTO SER HUMANO NESTE MUNDO. CASO CONTRÁRIO, ENFIE LOGO UMA BALA NA CABEÇA PORQUE ISSO TUDO AQUI ESTÁ UMA GRANDE PORCARIA. ESSE MUNDO NÃO É PRA TODO MUNDO, VOU LOGO DIZENDO. TENHO VISTO PESSOAS QUE SE TORNAM RIDÍCULAS MUITAS VEZES AGREDINDO VOCÊ SEM ARGUMENTOS, MAS SE ESQUECENDO DE QUE EU AGUENTO PERSEGUIÇÕES DE TODAS AS ORDENS DE GESTÕES TOTALITÁRIAS, AINDA QUE SE DIGAM DE ESQUERDA, QUE TENHO DENUNCIANDO ESQUEMAS CRIMINOSOS AINDA QUE ALGUNS ME APONTEM COMO LOUCA COM PROPAGANDA PAGA COM DINHEIRO PÚBLICO. E EM MEMÓRIA DOS MEUS QUE VIERAM ANTES, MAS QUE NÃO SE DEIXARAM QUEDAR, MORRERAM PELAS DOENÇAS E TRISTEZAS CAUSADAS PELA GUERRA, MAS DEIXARAM SEMENTES, EU ESTOU AQUI. SÓ POR ISSO MESMO, MAS NADA ME PRENDE AQUI. NÃO TIVE FILHOS, NÃO TIVE PAZ, SÓ MUITO CANSAÇO E LUTA E MUITA PECHA QUE NÃO ME CABE.

LAURA

ASSISTENTE SOCIAL: ELISABETE VITORINO VIEIRA


PLENÁRIA DO FÓRUM DE MULHERES EM LUTA DA UFPB


YABÁS: O PODER FEMININO NO COMBATE AO RACISMO RELIGIOSO

PALESTRANTES: DULCE LOSS, GRACILA MEDEIROS, ELISABETE VIEIRA E ANA DINDARA NOVAES. HAVERÁ ENTREGA DE CERTIFICADOS.

I ENCONTRO DE LIBERDADE RELIGIOSA: REALIZAÇÃO IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS