quarta-feira, 29 de julho de 2015

CARTA ABERTA PARA EX- MINISTRA ROSÁRIO EM 2013. ATÉ HOJE...

Prezad@s, venho publicando todo o trabalho realizado desde quando comecei a militar na área de promoção da igualdade racial e diversidade religiosa e direitos humanos em seu sentido amplo. Em 03.07.2013, a então Ministra Maria do Rosário Nunes, Ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, esteve presente na UFPB, mas precisamente no CCJ e lá entregamos várias cartas a mesma, para que fossem tomadas providências. Até hoje esperamos do Governo Federal alguma providência. Na oportunidade, levamos foi uma bronca porque ninguém podia falar mal do governo da Paraíba, porque a ex-Ministra foi colega de militância do atual governador dentro do PT. Coitadas das apenadas do Bom Pastor. A violação da dignidade das presas aqui na Paraíba mais uma vez esbarrou na pessoalidade da gestão pública.

Laura Berquó
Conselheira Estadual de Direitos Humanos



II CARTA ABERTA DA COMISSÃO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E DA DIVERSIDADE RELIGIOSA DA OAB-PB A MINISTRA DA SECRETARIA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, SRA. MARIA DO ROSÁRIO

A Comissão de Promoção da Igualdade Racial e da Diversidade Religiosa da OAB/PB, por meio desta solicitar a V. Exa., requerem providências juntamente com outros Ministériose com o Governo do Estado da Paraíba, A CONCESSÃO DE GARANTIA DE VIDA COLETIVA PARA DUAS COMUNIDADES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DO CONDE (quilombos rurais de IPIRANGA E GURUGI) QUE HÁ ANOS SOFREM COM AÇÕES DE GRILHEIROS EM SUAS TERRAS. OS MAIS ANTIGOS TEMEM RECLAMAR O QUE É DIREITO DOS QUILOMBOLAS, COM MEDO DE EXECUÇÕES, COMO OCORRIDO EM FINS DOS ANOS 80 COM O QUILOMBOLA ZÉ DE LELA E AINDA PERMANECE FRESCA NA MEMÓRIA AS LUTAS EM GURUGI NOS IDOS DOS ANOS 1970 PELO RECONHECIMENTO DAS TERRAS. ATUALMENTE NO LOCAL DAS TERRAS PERTENCENTES AOS QUILOMBOS DECLINADOS SURGIU UM EMPREENDIMENTO HOTELEIRO (MUSSOLO), UM GRANDE RESORT. HÁ DISCUSSÕES DE QUE ESSA TERRA PERTENCERIA NA VERDADE AOS TABAJARAS. RAZÃO PELA QUAL, A UNIÃO DEVERIA INTERVIR. OUTROSSIM, OS QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DO CONDE-PB SOFREM COM A INVASÃO DE SUAS TERRAS PELA CONSTRUÇÃO DE CONDOMÍNIOS DE PROPRIEDADE DO EX-PREFEITO DA CIDADE. PEDIMOS PROVIDÊNCIAS!!!!!!!!!
Cordialmente,
João Pessoa, 03 de julho de 2013.

Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó
Presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e da Diversidade Religiosa da OAB/PB





Nenhum comentário:

Postar um comentário