quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

RESUMO DO PROTOCOLO DA PETIÇÃO - CIDH - 0000106558





Prezad@s, compartilho com vocês o resumo do protocolo da Petição CIDH-OEA 0000106558 sobre o Caso Adriana de Paiva Rodrigues e o assédio judicial que passei a sofrer a partir desse caso a mando do então governo do Estado da Paraíba, por motivação pessoal do então gestor. Ao todo foram 29 processos incentivados pela fábrica de processos, que distorcia as denúncias de manipulação de investigação em processos de assassinatos, torturas e outros no Estado da Paraíba. A razão da perseguição contra mim e jornalistas se deu por razões pessoais, mas utilizou a estrutura do Estado da Paraíba para tentar destruir pessoas. O Caso de Adriana de Paiva Rodrigues está diretamente ligado a isso e à proteção de torturadores na Paraíba.



"Família e advogadas denunciam assassinato por tortura de detenta negra e lésbica na Paraíba à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Caso revela rede de proteção a torturadores e perseguição a defensora de direitos humanos por uma década. Brasília/João Pessoa, 16 de dezembro de 2025 – A família de Adriana de Paiva Rodrigues da Silva, jovem negra e lésbica de 19 anos, e sua advogada, Dra. Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó, protocolam denúncia formal perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA. O caso expõe o suposto assassinato por tortura de Adriana dentro da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa (PB), em março de 2013, e uma sistemática campanha de encobrimento pelo Estado da Paraíba, que teria protegido os agentes públicos acusados e iniciado uma perseguição jurídica de dez anos contra a advogada que ousou denunciar o crime.

A Morte que não foi Suicídio: Tortura, Racismo e LGBTIfobia

Adriana foi encontrada morta na cela de isolamento do presídio em 4 de março de 2013. A versão oficial, rapidamente divulgada pela direção da unidade, foi de suicídio por enforcamento. No entanto, relatos anteriores e posteriores à sua morte pintam um quadro brutal de tortura sistemática, injúria racial e LGBTIfobia. Já em janeiro de 2013, uma visita do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-PB) documentou que Adriana, que cumpria pena por dano ao patrimônio e desacato, havia sofrido ao menos sete espancamentos na cabeça enquanto estava algemada no isolamento, sendo constantemente insultada com termos como "negra", "macaca" e "picona" pela própria diretora, Cinthya Almeida. Detentas relataram que a diretora adentrava o presídio embriagada durante a madrugada, pisando e chutando as internas.

A mãe de Adriana, Ana Maria Paiva, em depoimentos inéditos em áudio anexados à petição, afirma que a filha nunca recebeu a certidão de óbito nem o laudo da autópsia. Ela revela que as próprias ex-detentas apontam os agentes penitenciários Fred, Daniel e Andressa como os assassinos de sua filha, os mesmos nomes citados nas cartas das presas como torturadores. "Minha filha foi encontrada sem nada no pescoço. (...) Quem matou minha filha foi a tal da Andressa, Fred e Daniel e a diretora Cinthya", relata Dona Ana Maria. A família alega que houve uma tentativa de enterrar

Adriana como indigente sob o falso nome de "Creusa".

Inquérito Arquival e Sindicância "Para Inglês Ver"

Apesar da gravidade, o inquérito policial que investigava a morte (Processo nº 0002417-83.2013.815.2003) foi arquivado. Paralelamente, o Governo do Estado instaurou uma Sindicância Conjunta PGE/SEAP, presidida pelo então Corregedor-Geral da PGE, Sebastião Florentino Lucena. A petição à CIDH acusa esta sindicância de ter sido um instrumento não para apurar torturas, mas para isentar a diretora Cinthya Almeida e iniciar a criminalização da advogada Laura Berquó. O processo é repleto de incoerências, como concluir pelo suicídio baseado em um inquérito policial que, na data da conclusão da sindicância, ainda estava em andamento, conforme declarado pelo próprio delegado responsável.

A Vingança do Estado: Uma Década de Assédio Judicial

Como retaliação por ter levado o caso a público, a advogada Laura Berquó, então conselheira de direitos humanos, foi alvo de uma perseguição judicial e administrativa coordenada, que perdura há dez anos. A petição relaciona 26 processos judiciais (15 cíveis e 11 criminais) e 2 processos disciplinares na OAB movidos contra ela por figuras ligadas ao então governador Ricardo Coutinho (2011-2018), como o próprio ex-governador, seu irmão Coriolano Coutinho, ex-secretários de estado, a diretora Cinthya Almeida e o procurador-geral do estado à época.

A campanha de difamação incluiu a publicação de seus e-mails pessoais no "Blog do Tião", de propriedade do presidente da sindicância, Sebastião Lucena, o que resultou em sua demissão de uma instituição de ensino superior onde lecionava. Muitos desses processos foram extintos por vícios formais (como litispendência ou perempção), mas outros resultaram em condenações a indenizações, configurando, na visão da defesa, um claro assédio processual estratégico para esgotá-la financeira e psicologicamente.

Esgotamento das Vias Internas e Apelo à Justiça Internacional

A petição demonstra o esgotamento total das vias jurisdicionais internas, com notificações infrutíferas ao Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Justiça, Secretarias de Estado, Ministério da Justiça, Ministério dos Direitos Humanos e até à Procuradoria-Geral da República, que instaurou um procedimento para analisar o deslocamento da competência, sem resultados práticos.

Diante da impunidade consolidada e da perseguição à defensora de direitos humanos, a família de Adriana e a Dra. Laura Berquó buscam agora a intervenção do sistema interamericano. Elas pedem à CIDH que declare a responsabilidade internacional do Estado brasileiro pela violação dos direitos à vida, à integridade pessoal, à não discriminação e às garantias judiciais de Adriana de Paiva, e pelo assédio judicial e violação do direito de defesa dos direitos humanos sofrido por sua advogada, exigindo reparações e medidas para que casos como este não se repitam.

Em um pedido histórico e de amplo espectro protocolado perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), a advogada paraibana

Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó e a família de Adriana de Paiva Rodrigues da Silva – jovem negra, lésbica e vítima de tortura fatal em um presídio feminino em 2013 – exigem que o Estado brasileiro seja declarado internacionalmente responsável por graves violações e adote um pacote de reformas estruturais.

O caso, que já expôs o assassinato de Adriana e uma década de perseguição judicial à advogada que a denunciou, avança agora com um requerimento detalhado de medidas de reparação e transformação sistêmica. As peticionárias solicitam à CIDH que, após analisar a comunicação, encaminhe o caso à Corte Interamericana caso o Brasil não cumpra suas determinações.

As Demandas por Reparação Concreta:

•�Indenizações Simbólicas: O pedido inclui a condenação do Brasil ao pagamento  a mãe de Adriana e para a advogada Laura Berquó, valores a serem corrigidos. A fundamentação invoca o instituto dos "punitiva damages", buscando uma indenização que puna o Estado e sirva para prevenir violações futuras.

•�Centro de Memória: A criação de um Centro de Memória Adriana de Paiva Rodrigues da Silva em João Pessoa, para preservar a história da vítima e de outras pessoas cujos direitos foram violados.

A Agenda por Reformas Estruturais (Não Exaustiva):

O documento vai muito além da reparação individual, propondo mudanças profundas em três pilares do Estado:

1. Reforma do Sistema Prisional e Valorização dos Agentes:

•�Reestruturação da formação dos agentes penitenciários, incluindo psicologia, mediação de conflitos e justiça restaurativa.

•�Programas de saúde mental para os servidores, com atendimento especializado e redução de jornada.

•�Melhoria das condições físicas dos presídios, combatendo a superlotação.

•�Valorização profissional da categoria, com revisão de planos de carreira e salários.

2. Combate à Litigância Abusiva como Violência de Gênero:

•�Revisão da Lei Maria da Penha e do Código de Processo Civil para tipificar explicitamente a litigância abusiva (uso do processo judicial para

assediar) como violência patrimonial e psicológica contra a mulher, com sanções mais ágeis.

•�Criação de sistemas de alerta nos tribunais para identificar padrões de assédio processual.

•�Capacitação obrigatória com perspectiva de gênero para todos os operadores do direito (juízes, promotores, defensores, advogados).

•�Universalização da Defensoria Pública para garantir acesso à justiça às vítimas.

3. Criação de um Programa Federal de Proteção a Vítimas e Testemunhas:

•�Programa estatal (não terceirizado) de proteção integral, incluindo escolta armada, realocação emergencial e suporte psicológico.

•�Garantia de direitos como informação clara, assistência linguística, privacidade de dados, ambientes separados em tribunais e reembolso de despesas.

•�Atenção especial a grupos vulneráveis, como crianças, adolescentes, vítimas de violência de gênero, sexual e doméstica.

O Contexto do Pedido:

As medidas são requeridas no âmbito do caso em que a advogada Laura Berquó e a família de Adriana denunciam à CIDH o assassinato por tortura da jovem no Presídio Feminino Maria Júlia Maranhão (PB) e a subsequente campanha de perseguição judicial movida por agentes do estado contra a advogada, que durou dez anos e incluiu dezenas de processos. O documento argumenta que as violações sofridas são sintomas de falhas estruturais que exigem correção pelo Estado brasileiro.

As peticionárias também solicitam o benefício do Fundo de Assistência Legal da CIDH, por não terem condições de arcar com os custos do processo internacional, e listam três advogadas como suas representantes para receber intimações.

Agora, aguarda-se o pronunciamento da Comissão Interamericana sobre a admissibilidade do caso e a análise de fundo das graves violações ali apresentadas. A expectativa é que a pressão internacional force o Brasil a enfrentar, de uma vez por todas, a crise em seu sistema de justiça e prisional.

A campanha de difamação incluiu a publicação de seus e-mails pessoais no "Blog do Tião", de propriedade do presidente da sindicância, Sebastião Lucena, o que resultou em sua demissão de uma instituição de ensino superior onde lecionava. Muitos desses processos foram extintos por vícios formais (como litispendência ou perempção), mas outros resultaram em condenações a indenizações, configurando, na visão da defesa, um claro assédio processual estratégico para esgotá-la financeira e psicologicamente.

Esgotamento das Vias Internas e Apelo à Justiça Internacional

A petição demonstra o esgotamento total das vias jurisdicionais internas, com notificações infrutíferas ao Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Justiça, Secretarias de Estado, Ministério da Justiça, Ministério dos Direitos Humanos e até à Procuradoria-Geral da República, que instaurou um procedimento para analisar o deslocamento da competência, sem resultados práticos.

Diante da impunidade consolidada e da perseguição à defensora de direitos humanos, a família de Adriana e a Dra. Laura Berquó buscam agora a intervenção do sistema interamericano. Elas pedem à CIDH que declare a responsabilidade internacional do Estado brasileiro pela violação dos direitos à vida, à integridade pessoal, à não discriminação e às garantias judiciais de Adriana de Paiva, e pelo assédio judicial e violação do direito de defesa dos direitos humanos sofrido por sua advogada, exigindo reparações e medidas para que casos como este não se repitam.

Em um pedido histórico e de amplo espectro protocolado perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), a advogada paraibana Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó e a família de Adriana de Paiva Rodrigues da Silva – jovem negra, lésbica e vítima de tortura fatal em um presídio feminino em 2013 – exigem que o Estado brasileiro seja declarado internacionalmente responsável por graves violações e adote um pacote de reformas estruturais.

O caso, que já expôs o assassinato de Adriana e uma década de perseguição judicial à advogada que a denunciou, avança agora com um requerimento detalhado de medidas de reparação e transformação sistêmica. As peticionárias solicitam à CIDH que, após analisar a comunicação, encaminhe o caso à Corte Interamericana caso o Brasil não cumpra suas determinações.

As Demandas por Reparação Concreta:

•�Indenizações Simbólicas: O pedido inclui a condenação do Brasil ao pagamento  a mãe de Adriana e para a advogada Laura Berquó, valores a

serem corrigidos. A fundamentação invoca o instituto dos "punitiva damages", buscando uma indenização que puna o Estado e sirva para prevenir violações futuras.

•�Centro de Memória: A criação de um Centro de Memória Adriana de Paiva Rodrigues da Silva em João Pessoa, para preservar a história da vítima e de outras pessoas cujos direitos foram violados.

A Agenda por Reformas Estruturais (Não Exaustiva):

O documento vai muito além da reparação individual, propondo mudanças profundas em três pilares do Estado:

1. Reforma do Sistema Prisional e Valorização dos Agentes:

•�Reestruturação da formação dos agentes penitenciários, incluindo psicologia, mediação de conflitos e justiça restaurativa.

•�Programas de saúde mental para os servidores, com atendimento especializado e redução de jornada.

•�Melhoria das condições físicas dos presídios, combatendo a superlotação.

•�Valorização profissional da categoria, com revisão de planos de carreira e salários.

2. Combate à Litigância Abusiva como Violência de Gênero:

•�Revisão da Lei Maria da Penha e do Código de Processo Civil para tipificar explicitamente a litigância abusiva (uso do processo judicial para assediar) como violência patrimonial e psicológica contra a mulher, com sanções mais ágeis.

•�Criação de sistemas de alerta nos tribunais para identificar padrões de assédio processual.

•�Capacitação obrigatória com perspectiva de gênero para todos os operadores do direito (juízes, promotores, defensores, advogados).

•�Universalização da Defensoria Pública para garantir acesso à justiça às vítimas.

3. Criação de um Programa Federal de Proteção a Vítimas e Testemunhas:

•�Programa estatal (não terceirizado) de proteção integral, incluindo escolta armada, realocação emergencial e suporte psicológico.

•�Garantia de direitos como informação clara, assistência linguística, privacidade de dados, ambientes separados em tribunais e reembolso de despesas.

•�Atenção especial a grupos vulneráveis, como crianças, adolescentes, vítimas de violência de gênero, sexual e doméstica.

O Contexto do Pedido:

As medidas são requeridas no âmbito do caso em que a advogada Laura Berquó e a família de Adriana denunciam à CIDH o assassinato por tortura da jovem no Presídio Feminino Maria Júlia Maranhão (PB) e a subsequente campanha de perseguição judicial movida por agentes do estado contra a advogada, que durou dez anos e incluiu dezenas de processos. O documento argumenta que as violações sofridas são sintomas de falhas estruturais que exigem correção pelo Estado brasileiro.

As peticionárias também solicitam o benefício do Fundo de Assistência Legal da CIDH, por não terem condições de arcar com os custos do processo internacional, e listam três advogadas como suas representantes para receber intimações.

Agora, aguarda-se o pronunciamento da Comissão Interamericana sobre a admissibilidade do caso e a análise de fundo das graves violações ali apresentadas. A expectativa é que a pressão internacional force o Brasil a enfrentar, de uma vez por todas, a crise em seu sistema de justiça e prisional.

(...)

A fundamentação jurídica demonstra que o caso analisado revela graves e múltiplas violações aos compromissos internacionais assumidos pelo Estado brasileiro no âmbito do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, especialmente à Convenção Americana sobre Direitos Humanos, à Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância e à Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes. Conclui-se que o Estado descumpriu o dever geral de adequação normativa e institucional previsto no artigo 2 da Convenção Americana, ao não adotar medidas eficazes de prevenção, investigação, punição e reparação, permitindo a impunidade de violações ocorridas sob sua custódia.

Restou configurada a violação do direito à vida, assegurado no artigo 4 da Convenção Americana, diante da morte de Adriana de Paiva Rodrigues da Silva enquanto privada de liberdade, em contexto que evidencia privação arbitrária da vida, incompatível com o dever reforçado de proteção estatal.

Igualmente violado foi o artigo 5, em razão da prática de tortura e de tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, bem como da negação da dignidade humana no ambiente prisional. Soma-se a isso a afronta aos artigos 11 e 14, decorrente da exposição abusiva da vítima e de sua família, da desumanização institucional e da ausência de mecanismos para assegurar o direito à honra, à vida privada, à verdade e à retificação de versões oficiais inverídicas que imputaram à vítima a prática de suicídio sem investigação adequada.

PETIÇÃO - CIDH - 0000106558

A legitimidade da denúncia encontra amparo no artigo 44 da Convenção Americana, que garante o direito de petição individual, protegendo tanto a atuação da família da vítima quanto da advogada Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó. A perseguição judicial dirigida contra a defensora de direitos humanos configura violação indireta às garantias de acesso à justiça e de proteção a defensores, comprometendo a fiscalização democrática da atuação estatal.

Os fatos também caracterizam violação sistemática à Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, ao evidenciar discriminação direta, indireta e múltipla fundada na raça, orientação sexual, gênero e condição de privação de liberdade. O tratamento seletivo, violento e desumanizante imposto à vítima, aliado à omissão estatal, demonstra a inobservância dos deveres de igualdade, prevenção, repressão e reparação previstos nos artigos 1º a 11 do referido tratado. A ausência de políticas públicas específicas, de ações afirmativas, de produção de dados e de mecanismos de monitoramento contribuiu para a invisibilização das violações e para a perpetuação da impunidade, em descumprimento das obrigações convencionais.

De igual modo, os acontecimentos enquadram-se no conceito de tortura definido pela Convenção contra a Tortura, uma vez que envolveram sofrimento físico e mental severo infligido por agentes estatais ou com sua anuência, com finalidades de punição, intimidação e discriminação. A tolerância institucional, o encobrimento dos fatos e a ausência de responsabilização revelam a responsabilidade internacional do Estado brasileiro, bem como a violação do direito à verdade, à justiça e à reparação integral das vítimas diretas e indiretas.

A análise insere-se, ainda, no marco da Justiça de Transição, evidenciando que a democracia brasileira permanece incompleta diante da persistência de estruturas, práticas e culturas autoritárias herdadas do período ditatorial, especialmente no âmbito da segurança pública e do sistema prisional. A letalidade policial, a tortura sob custódia estatal e os mecanismos de impunidade configuram um estado de coisas incompatível com o Estado

Democrático de Direito, legitimando o controle judicial de constitucionalidade e de convencionalidade sobre atos e omissões do Poder Executivo, sem afronta ao princípio da separação dos poderes.

Nesse contexto, destaca-se o fenômeno do abuso e do assédio processual como formas contemporâneas de violência institucional, resultantes do uso distorcido do direito de ação e de defesa. O ordenamento jurídico brasileiro e a jurisprudência já admitem a repressão ao abuso de direito processual, nos termos do art. 187 do Código Civil, sendo inadmissível a utilização de garantias constitucionais para legitimar práticas de intimidação, silenciamento e perseguição, especialmente contra vítimas e defensores de direitos humanos. A doutrina e o direito comparado afastam qualquer contradição entre a proteção das garantias processuais e o reconhecimento do abuso, uma vez que tais garantias não amparam condutas desleais ou maliciosas."

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

VARGAS "CRIA" O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NO BRASIL

 



VARGAS "CRIA" O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NO BRASIL 

Dando continuidade ao post anterior, falaremos do princípio da eficiência no contexto da Reforma Burocrática. Faremos uma análise comparativa com a Reforma Gerencial. Não abordaremos, por enquanto, a eficiência no contexto da Reforma Desenvolvimentista.

O princípio da eficiência foi expresso no texto constitucional brasileiro após a Emenda Constitucional n° 19/98. Entretanto, o princípio da eficiência não é novo no ordenamento jurídico brasileiro, nem desconhecido dos doutrinadores que citam as Reformas Administrativas anteriores. O Estado brasileiro a partir da década de 1930 passou a adotar o modelo de administração burocrática. Toda organização burocrática tem como princípio fundamental o princípio da eficiência (BRESSER PEREIRA e MOTTA, 1979, p.17). Esse é o ponto de diferenciação da organização burocrática para os demais sistemas sociais, segundo ainda Bresser Pereira e Motta. As organizações buscam sempre o aumento da eficiência. Sem esse objetivo não existe organização . A Administração Pública enquanto organização também busca aumentar a sua eficiência. Portanto, independentemente de constar ou não em documento legal, a eficiência é o objetivo primeiro da Administração Pública  na condição de uma organização, entendendo esta no sentido de organização racional, visando a um fim determinado.

Mas, a elevação do princípio da eficiência a princípio constitucional é importante para o estudo do Direito Administrativo e Constitucional. De objetivo inerente à própria caracterização da Administração Pública enquanto organização, o princípio da eficiência passou a ser norma jurídica.

No Brasil, a preocupação com o princípio da eficiência foi introduzida na década de 1930. A partir de então, a Administração Pública brasileira adotou o modelo de organização burocrática weberiano, disseminado a partir dos anos de 1920, rompendo com o modelo administrativo e econômico anterior, que era eminentemente rural. Na busca por maior eficiência em qualquer organização, o primeiro passo é organizar seu pessoal. Em 1936, é promulgada a Lei n°284, que criou o Conselho Federal do Serviço Público Civil – CFSPC. A referida lei criou em cada Ministério uma Comissão de Eficiência, que estavam articuladas ao CFSPC (art.15) . Dentre as suas competências, tinha como atribuições identificar as causas de diminuição de rendimento dos serviços subordinados ao Ministério respectivo e propor as modificações necessárias à racionalização progressiva desses serviços. Portanto, a partir de 1936, o princípio da eficiência no serviço público já era perseguido através das Comissões de Eficiência. Essas Comissões de Eficiência, responsáveis pela racionalidade e economicidade dos serviços afetos a cada Ministério, foram reorganizadas a partir do Decreto - lei n° 579/1938, com a criação do DASP, que veio em substituição do CFSPC.

O Decreto – Lei n° 579/1938, em seu art.15  dispunha que as Comissões de Eficiência de cada Ministério ficariam subordinados ao Ministro de Estado e tecnicamente ao DASP. O art.17, do referido Decreto – Lei enumerava a competência das Comissões de Eficiência. O art.17, em sua alínea h, ao falar que as Comissões de Eficiência deveriam propor medidas que julgassem necessárias à racionalização dos serviços dos Ministérios a que estavam subordinados, assim como dispunha a Lei n° 284/1936, retratou bem a busca pela racionalidade do modelo organizacional burocrático .

Infere-se tanto do disposto na Lei n° 284/1936 como no Decreto – Lei n° 579/1938 que o princípio da eficiência está ligado à idéia de maximização dos recursos disponíveis, isto é, o princípio da eficiência tem sua raiz na idéia de eficiência produtiva. Essa eficiência no modelo burocrático é conseguida através da racionalização, que dar-se-á com a previsão dos acontecimentos e da conduta individual na organização. Essa racionalização é garantida através do formalismo, sendo a burocracia um sistema racional-legal. Logo, justifica-se a preocupação com a racionalidade demonstrada nos dois documentos legais acima citados.

A preocupação com a eficiência remonta ao primeiro governo de Getúlio Vargas, ganhando mais força a partir do Estado Novo, com a criação da DASP e reestruturação das Comissões de Eficiência que nasceram com o Conselho Federal do Serviço Público Civil em 1936 . No modelo gerencial a eficiência é voltada para o atendimento das necessidades do cidadão-usuário e não mais para a Administração Pública em si mesma. Logo, o controle deve ser sobre o resultado, sempre a posteriori, colocando o cidadão como cliente dos serviços a serem prestados. A diferença entre os modelos Gerencial e Burocrático de Administração Pública no que tange ao que é uma gestão eficiente reside no significado de interesse público que apresenta variações históricas.

No momento em que o modelo de administração pública burocrática é implantado em países europeus do século XIX, e no Brasil e nos EUA somente na primeira metade do século XX, o objetivo era extirpar do aparelho desses Estados práticas patrimonialistas.

Em outro post, após algumas leituras, falaremos da natureza jurídica do princípio da eficiência.


Laura Berquó

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

A REFORMA BUROCRÁTICA DE GETÚLIO VARGAS



A REFORMA BUROCRÁTICA DE GETÚLIO VARGAS 


As postagens sobre a Administração de Getúlio Vargas têm como enfoque somente sua contribuição para o rompimento com o modelo patrimonialista de gestão.

Pode-se dizer que a administração pública brasileira passou por transformações significativas desde a década de 1930. Contabiliza-se três reformas importantes, sendo que a impressão que se tem é que nem todas tiveram um rumo que permitisse total implementação de suas idéias. Assim, em 1936 tem início a Reforma Burocrática que a partir de 1945 começa a ser prejudicada com o retorno de práticas clientelistas próprias do modelo de Estado patrimonialista.

A partir da década de 1930, a Administração Pública brasileira passou a apresentar características diversas das existentes que perdurou desde o descobrimento do país até o início da Segunda República. Até 1936, o modelo apresentado era de um Estado patrimonialista, com suas raízes no Estado patrimonialista português (BRESSER PEREIRA, 1998, p.163), caracterizado pela identificação da coisa pública como propriedade dos poucos que pertenciam ao quadro político de então. O Estado era propriedade de uma minoria que detinha o poder político, sendo a prática do clientelismo própria desse modelo.

Enquanto que no século XIX alguns países europeus já haviam adotado o modelo de organização burocrática na administração pública em pleno Estado liberal, o Brasil ainda possuía um Estado cuja administração apresentava características próprias de uma sociedade feudal. Somente em 1936 é que o modelo burocrático foi adotado no Brasil. A Reforma Burocrática brasileira, também conhecida como Reforma do Serviço Público, assim como na Europa do século XIX, foi instituída durante um regime autoritário, do então Presidente Getúlio Vargas, sendo que no Brasil da década de 1930, vivia-se um período de forte intervenção estatal (BRESSER PEREIRA, 1998, PP.163-163) .

Em 1936 é criado o Conselho Federal do Serviço Público Civil – CFSPC, a partir da lei n° 284, de 20 de outubro de 1936. O mérito do Conselho consistiu na montagem da estrutura daquilo que, segundo Avellar, viria a ser a maior inovação administrativa republicana (AVELLAR:1972, p.298). O Conselho era responsável pela profissionalização e seleção dos servidores públicos federais, sendo também o embrião do futuro Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP.

Em 1938, atendendo à Carta de 1937, que previa a criação de um Conselho Administrativo, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP, através do Decreto-Lei n° 579, de 30 de janeiro de 1938, inspirando-se em instituições a exemplo da Civil Service Comission, de origem inglesa. Foi a maior realização administrativa do período do Estado Novo, podendo-se dizer que a história administrativa brasileira republicana dividiu-se em antes e após a criação do DASP (AVELLAR, 1972, p.298).

Após a criação do CFSPC e posteriormente do DASP, o ingresso no serviço público passou a ser através de concursos ou provas de habilitação. O primeiro para os funcionários (quadro efetivo) e o segundo para os extranumerários (que não constavam no quadro de pessoal). A seleção também era feita através da verificação da capacidade física. O DASP oferecia também cursos preparatórios para concursos públicos e cursos de aperfeiçoamento de funcionários. A criação do departamento teve o mérito de acabar com o recrutamento de servidores pelo caráter político.

Na próxima postagem falaremos do Princípio da Eficiência, sua natureza e da sua introdução por Vargas na Administração Pública.

Laura Berquó

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

O PRINCÍPIO DA DESMERCANTILIZAÇÃO, A BUSCA DO PLENO EMPREGO E O QUARTO SETOR





Tendo se tornado as políticas sociais de redistribuição de renda para a população carente brasileira uma política de Estado (art. 6°, parágrafo único da CF/88) como fica a análise do Princípio da Busca do Pleno Emprego mediante a adoção do Princípio da Desmercantilização das referidas políticas com recorte social somado ao crescimento do Quarto Setor? O conceito de políticas públicas desmercantilizadoras segue o entendimento criado por Gosta Esping-Andersen:

 “Seguindo a linha de Marx e Polany, Esping-Andersen (1990) inovou ao formular uma concepção mais ampla e "generosa" de se analisar as políticas sociais, isto é, concebê-las e estudá-las à luz das possibilidades de desmercantilização das relações sociais. Em outros termos, isso implica analisar as políticas sociais tendo como referência o grau de autonomia e independência que essas políticas conseguem garantir aos indivíduos e (ou) famílias de sobreviverem para além das relações do mercado. Conforme esse autor, uma definição mínima da concepção de desmercantilização deve incorporar a possibilidade de cada cidadão em decidir e (ou) optar livremente por não trabalhar quando assim considerar ou julgar necessário, podendo e tendo como sobreviver dignamente para além da participação no mercado." (Esping-Andersen, 1990, p.23). 

O Princípio da Desmercantilização já é adotado em políticas sociais, como o Bolsa Família, em que pese a exigência de contrapartida, como matrícula de filhos em idade escolar e assiduidade escolar, bem como vacinação das mesmas, ressaltando que tais contrapartidas não são de cunho "mercantilizadoras". Mesmo assim, a educação é sempre direcionada para o futuro mercado de trabalho, ou ainda, "favor do Estado" para os mais pobres, que acabam por atender ao mercado somente em um ponto: a necessidade de pessoas que não possuem uma boa formação para aceitarem os trabalhos mais mal pagos e mais humildes na escala social. A educação obrigatória ocuparia o horário das crianças em risco social, sobretudo daquelas que estudam em escolas públicas que aderiram ao ensino integral ou aos programas de segundo tempo como era o Mais Educação.

O Bolsa Família fortalece o/a cidadão/ã que poderá impor um preço mais digno pelo seu trabalho e não se submeter à exploração daqueles que usufruem da sua mão-de-obra, sobretudo nas relações de trabalhos domésticos e rurais, subvertendo a lógica do pleno emprego desenvolvido pelos economistas clássicos de que a procura pelo serviço para ganhar a vida, faria com que a economia operasse sempre em pleno emprego, uma vez que os salários seriam ditados pelos proprietários dos meios de produção e assim haveria emprego nas condições estabelecidas pelos empregadores.

O Princípio da Desmercantilização não se aplica a todas as políticas públicas, mas no caso específico das políticas sociais que são políticas públicas com recorte residual, seletivo, para um público em situação de pobreza ou de risco social. Assim, o Princípio da Desmercantilização equilibraria a ação do mercado sobre a vida das pessoas, nos seus direitos sociais. Acabaria por viabilizar o Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana. Diferentemente da corrente liberal em defesa da mercantilização do trabalho, o Princípio da Desmercantilização ajuda através de políticas que diminuem a miséria, uma vez que provoca, ainda que pequena, uma redistribuição de renda, denominada de justiça distributiva. Forçar ao trabalho pessoas sem o mínimo social é forçá-las a entrar no mercado de trabalho sem poder de barganha, submetê-las ao arbítrio do mercado, aliená-las, haja vista que as mesmas não se identificariam enquanto pessoas com vontade própria a um trabalho que melhor expresse a sua verdadeira vocação, ajudando ainda a concentrar a riqueza na mão de poucos.

Por isso, o Princípio da Desmercantilização das políticas sociais colabora também com o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e com o fundamento constitucional da valorização do trabalho humano e incita o Estado a criar postos e novas condições de trabalho que atendam ao Princípio da Busca do Pleno Emprego em seu sentido estrito, sem ferir os fundamentos da República Federativa do Brasil e da Ordem Econômica de 1988.

Mas como podemos vislumbrar a continuidade desse Princípio da Desmercantilização das políticas sociais com a expansão do Quarto Setor, que em tese, qualquer pessoa pode ser um empreendedor, ainda que a verdade material dos fatos nos apontem para vínculos empregatícios não formalizados? O Quarto Setor se espande sem o acompanhamento das entradas devidas ao Estado (contribuições sociais que não são pagas, concentração de renda sem taxação de grandes fortunas, etc). Isso pode ser um sinal de que com a expansão do Quarto Setor, em detrimento da busca do pleno emprego conjugado com o princípio da dignidade da pessoa humana, as politicas sociais desmercantilizadoras também estejam comprometidas no futuro.


Laura Berquó

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

O QUARTO SETOR E SUA CRIAÇÃO PELO NEOLIBERALISMO


 Já estávamos acostumados com a divisão clássica em Estado (Administração Pública), Mercado e Terceiro Setor. O Terceiro Setor chega ao Brasil com as Santas Casas de Misericórdia. Santos possui o hospital mais antigo do Brasil (1543) fruto do Terceiro Setor trazido no início da colonização. Mas com a ideia de cada vez mais "uberizar" as relações trabalhistas, surgiu há algum tempo a ideia de um Quarto Setor. No Quarto Setor ficam os chamados "empreendedores" com seu vínculo informal, que na prática não são autônomos, mas subordinados às plataformas de entrega e de motoristas. O mesmo caso de empregados pejotizados. O Quarto Setor é assim nomeado, sendo um limbo entre mercado e trabalhadores subordinados, que tem provocado um grande prejuízo à Previdência Social. Não confundir com MEI que é uma política pública fiscal e previdenciária para microeemprendedores que percebem faturamento anual de até R$ 81.000,00. Esses microempreendedores se encontram no conceito de mercado, embora agentes econômicos com menor faturamento e com algumas atividades discutíveis tidas como possíveis microempreendedores a exemplo das diaristas, que em muitos casos estão em um  vínculo empregatício sem percepção de seus direitos. O grande prejuízo aos trabalhadores e a concentração de renda para criadores dessas starturps que depois geram fortunas somente para seus criadores, explorando mão de obra alheia, caracterizam o Quarto Setor somados às tentativas de desmantelar a Justiça do Trabalho e os direitos trabalhistas, chamando trabalhador informal de empreendedor e incutindo a ideia de "colaborador" nos trabalhadores celetistas. Recentemente, vimos o empenho do Deputado Federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) em recolher assinaturas para sua proposta de PEC de extinção da Justiça do Trabalho. O Quarto Setor tem se expandido a partir da inobservância e desconstrução dos direitos sociais, mas não é só. Continuaremos em outra postagem sobre prostituição, e outros tipos femininos que têm sido estudados pela antropologia de gênero, e o Quarto Setor.


Laura Berquó

domingo, 30 de novembro de 2025

OS 61 ANOS DO ESTATUTO DA TERRA E A INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA: A PARAÍBA

 




(capa do projeto de tramitação no Congresso Nacional da Carta de Punta Del Leste)


OS 61 ANOS DO ESTATUTO DA TERRA E A  INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA: A PARAÍBA 


A Lei n 4504, de 30 de novembro de 1964 completa hoje 61 anos. Na verdade, por muito tempo as mudanças legislativas dos anos 60 foram uma obsessão nos meus anos universitários quando li em Aliomar Baleeiro que o Brasil, assim como outros países latino-americanos que no período de 05 a 17 de agosto anuíram com a Carta de Punta Del Leste de 1961 deveriam modificar suas legislações agrárias, bancárias, fiscais, tributárias, etc em 10 anos. Era o Programa Aliança Para o Progresso. De fato, foi o que se viu durante a Ditadura Militar no Brasil, com exceção da Lei 4320 que é de 17.03.1964, mas provavelmente decorrente de exigência do Programa. Na década de 1950 temos a ebulição das ligas camponesas em Pernambuco e Paraíba com violências no campo que repercutiram na Paraíba até os anos 80 com a morte da líder sindicalista Margarida Maria Alves e com assassinato de lideranças quilombolas no litoral Sul do Estado da Paraíba como Zé de Lela que se insurgiu contra grileiros de terras quilombolas e tabajaras. Nesse intervalo entre os anos 50 a 80  houve também derramamento de sangue com o assassinato de João Pedro Teixeira em 02.04.1962 e com o desaparecimento/assassinato das lideranças sindicalistas Nego Fuba e Pedro Fazendeiro, sendo um deles em relatos populares, segundo Khoury, provavelmente queimado vivo amarrado a uma árvore a mando do latifúndio paraibano. O Estatuto da Terra inclusive é muito mal estudado nas faculdades de Direito paraibanas, sendo o Direito Agrário tratado como disciplina de 1 semestre ou menos quando juntam em 1 semestre o conteúdo com a disciplina de Direito Ambiental. O fato é que a terra é um fator de produção que tem provocado a discórdia da humanidade, o fluxo de pessoas escravizadas ou não, a propriedade privada e pobreza de grupos não beneficiados, entendendo como terra aqui todos os recursos naturais passíveis de exploração. O Estatuto da Terra inclusive traz o conceito de pleno emprego em sentido amplo, em que todos os fatores de produção devem ser otimizados, mas sabedores que somos que os anos 60 privilegiaram o fator capital e sua expansão. 

Laura Berquó

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

"ATUALIZAÇÃO" DO PAPIRO ERÓTICO DE TURIM: A IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA A PRESIDENTE DO MÉXICO



 "ATUALIZAÇÃO" DO PAPIRO ERÓTICO DE TURIM: A IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA A PRESIDENTE DO MÉXICO



O Canal History Discovery apresentou há alguns anos um documentário sobre o Papiro “Erótico” de Turim, encontrado no Egito e que data de mais de um milênio antes de Cristo. Além de tratar da sexualidade no Antigo Egito e de estética feminina, o referido documentário trouxe grafites da época que demonstram a forma de protesto contra dirigentes mulheres por meio de desenhos pornográficos. Do Egito Antigo para os dias atuais nada mudou, não é verdade? Basta gravarmos a misoginia pornográfica sofrida pela ex-presidente Dilma Roussef que às vésperas de seu impeachment foi alvo de piadas por meio de adesivos pornográficos colados às tampas dos tanques de combustível dos carros, em que a imagem da ex-presidente era reproduzida com as pernas abertas.


Mostrando que a misoginia e ofensas de cunho sexual e até mesmo podendo chegar à violência sexual de fato por ocuparmos espaços públicos de poder, saiu na imprensa que a Presidente do México,   Claudia Sheinbaum, foi vítima de importunação sexual enquanto cumprimentava eleitores na Cidade do México. Um homem chamado Uriel Rivera, que já foi preso, tocou seus seios e corpo de forma obscena, além de tentar beijá-la. O que chama a atenção na notícia do Metrópoles é que "manteve a calma, tratou o homem com gentileza e até aceitou tirar uma foto com ele". E se tivesse rodado a mão na cara do sujeito estaria errada? Porque parece que além da violência devemos manter o autocontrole em nome da liturgia do cargo, como se homens passassem por isso.


Laura Berquó

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

MÉRIMÉE, DONIZETTI E POMBAGIRAS

 




MÉRIMÉE, DONIZETTI E POMBAGIRAS 


''Moço, eu já cansei de lhe dizer que mais cedo ou mais tarde, isso ia acontecer. Você ainda vai bater no meu portão, a toda hora implorando o meu perdão, mas eu não posso aceitar de coração, porque mulher tem que ter opinião", esta estrofe é um ponto para Pombagiras cantado em terreiros de Umbanda e aqui na Paraíba em terreiros de Candomblé que iniciaram os cultos afro -brasileiros a partir da Umbanda e da Jurema Sagrada, sendo difícil as casas de Candomblé na Paraíba não possuírem suas festas para Pombagira ou não manterem a sua Jurema de chão. Mas quem são as temidas Pombagiras para os não-adeptos, porém amadas e admiradas por umbandistas e candomblecistas? A Pombagira é um espírito de mulher, é antes de mais nada um espírito desencarnado que através de um/a médium incorpora para poder através de seus conselhos e apoio espiritual ajudar aos encarnados em diversas questões: amorosas, trabalho, saúde, etc, etc. Com certeza, somente nos terreiros de Umbanda acharam o solo fértil para que pudessem prestar o seu serviço solidário às diversas pessoas sem os preconceitos inerentes à visão espírita kardecista. Esta sofreu a influência das religiões abrâamicas sobre a sexualidade feminina. Os adeptos da Umbanda recorrem às mulheres que em vida tiveram suas existências traçadas por um estilo de vida, em sua maioria, reprovável socialmente. Muitas foram: cortesãs, prostitutas, amantes e se retrocedermos à Grécia Antiga, foram hetairai, e em outras civilizações Prostitutas Sagradas. Também foram queimadas pela fogueira da Santa Inquisição ou perseguidas como bruxas. A Moça mais famosa no Brasil (e países vizinhos como Argentina) e que comanda as legiões de Pombagiras no astral, é sem dúvida Dona Maria Padilha. Seu nome original é espanhol Maria Del Padilha, de origem incerta, espanhola cigana quem sabe, mas que conquistou em idos do século XIV o coração de um príncipe, causando horror por sua ousadia, magias, etc. Dona Maria Padilha é citada na obra 'Carmem' de Prosper Merimée, datada do século XIX e que inspirou a ópera famosa de outro francês, George Bizet. Faz referência à célebre entidade, quando narra que a cigana Carmem orava e pedia ao espírito da então cigana de Maria del Padilha proteção e ajuda para resolução de problemas. Trata-se da mesma entidade. Logo, tudo indica que Maria Padilha não é lenda, mas foi antes de tudo uma realidade. Na Ópera podemos ver a dedicação à figura histórica de Dona Maria Del Padilla, através da composição de Gaetano Donizetti com libreto de Gaetano Rossi, obra do século XIX. Tanto Bizet, como Merimée, assim como Donizetti e Rossi pertencem ao período do romantismo onde há a exaltação de figuras femininas do período da Baixa Idade Média. Laroyê, Dona Maria Padilha do Cabaré!

Laura Berquó

Obs.: esse artigo já foi várias vezes republicados em veículos diversos

SOBRE A SÍNDROME DE SENHORITA MORELLO


 Print do site Mundo Negro acima @sitemundonegro 


Uma coisa que aprendi com movimentos sociais e grupos de estudos  é que nós pessoas brancas ou lidas socialmente como brancas não devemos ser os "brancos salvadores"... Esse comportamento em pessoas brancas recebe o nome de Síndrome de Senhorita Morello. Na verdade, é uma usurpação do lugar de fala e de protagonismo de pessoas negras, que ascendem pelos próprios esforços e cujas conquistas são atribuídas aos brancos salvadores.

Laura Berquó

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

ENTRE O DIABO E A TORRE: POR QUE TENTAM NOS SILENCIAR E INTERROMPER?

 



ENTRE O DIABO E A TORRE: POR QUE TENTAM NOS SILENCIAR E INTERROMPER?

Hoje reclamei estar sofrendo manterrupting em um grupo de advogados, onde sofri injúrias por cincunlóquios, tentativa de invisibilização das minhas postagens por uma advogada que tem o habito de postar em seguida a mim, de forma frenética, para que minha fala sempre suma nos grupos, bem como ainda tenho que lidar com os que se prestam a me perseguir por delegação de assediadores. Sim, falo de advogados e advogadas. No patriarcado de saias, algumas mulheres se iludem achando que estão rompendo padrões, quando se prestam a fazer o que homens costumam fazer: interromper, tentar intimidar, silenciar, excluir de espaços públicos mulheres que não aceitam ser subjugadas. Mulheres que estão colocadas entre os arcanos de O Diabo e de A Torre por perverterem a ordem imposta. Mulheres subvertem a ordem quando não se calam. E o bullying institucional, que é proprio de ambientes onde ocorrem assédios morais, tenta colocar mulheres que denunciam como as erradas. Nada mais arcaico em homens que não entenderam que nós mulheres não nos limitamos às nossas vaginas e que elas estão ao nosso serviço e não para sermos reduzidas ao nada por homens que se sentem ameaçados por mulheres fora do script. Sobre mulheres que odeiam mulheres, não vejo diferença delas para os homens, pois na prática são feministas liberais, que querem que aguentemos caladas e silenciadas em nome do bom nome da entidade, família e etc. O que posso dizer: melhorem! Aguardando o tempo em que A Roda da Fortuna gire. Na planície, muito roedor se esconde.

Laura Berquó

AINDA SOBRE O ASSÉDIO MORAL E AS INDIRETAS CONTRA AS PERSEGUIDAS

 



COMO FUNCIONA O MUNDO DOS HOMENS E MULHERES QUE GOSTAM DE PERSEGUIR MULHERES.

Até outro dia, eu era cantada por um dos colegas casados que está ajudando a me perseguir e tentando me silenciar. Não posso falar para os meus pares em espaços institucionais, porque sou "persona non grata" em ter reagido em defesa de uma colega também perseguida.  Hoje sou execrada, pasmem: porque não quero colaborar com a minha autoexterminação em espaços associativos. Sim, estão perseguindo mulheres em instituição mais que centenária. Nós mulheres advogadas ainda passamos por esse tipo de coisa. Só servimos enquanto não reagimos ou na esperança de uma boa cama. Previsível no mundo machista e patriarcal. A fala que "problemas internos devem ser tratados internamente" merece a seguinte tradução: "nós vamos te perseguir, oprimir, invalidar, mas só fica entre a gentei." . Imagine se a vítima de violência não rompesse o ciclo? Porque pela lógica desses colegas, se você apanha em casa, você deve tratar internamente, na sua casa, com seu agressor.  Pior é pagar uma anuidade mais cara que a da OAB pra ser maltratada e usarem recursos para promoverem indiretas contra as associadas perseguidas.


Laura Berquó

terça-feira, 28 de outubro de 2025

OS INGÊNUOS E NASCIDOS ESCRAVIZADOS NA ANTIGA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES NO ANO DE 1833 – PARTE 5

                   



                 Dando prosseguimento à série sobre os Ingênuos e os Nascidos Escravizados na antiga Paróquia de Nossa Senhora das Neves no ano de 1833, hoje traremos a relação das crianças que nasceram escravizadas e foram batizadas no ano de 1833 na antiga capital da Parahyba.

No ano de 1833 foram batizadas 296 crianças e 1 mulher adulta escravizada. Dessas 297 crianças, já analisamos as que foram vítimas de mortalidade infantil (batizadas em perigo de vida) em artigo anterior da série. No quadro demonstrativo que se seguirá, veremos que novamente repetimos essa informação, porque duas dessas crianças nasceram escravizadas e foram batizadas em perigo de vida por José Vicente Torres, que no caso era o responsável direto pela escravização de duas mulheres negras. Eram as crianças Manoella, 04 meses e Maria, párvula sem idade informada.

No ano de 1833 foram batizadas 27 crianças nascidas escravizadas, sendo as demais consideradas ingênuas, porque ao tempo do nascimento, mesmo no caso de crianças pretas e pardas, as mães não eram mulheres escravizadas ou porque eram brancas.

No caso, se a mãe da criança não fosse escravizada, mas o pai sim, fosse escravizado, a criança era considerada ingênua. Vejamos um caso:

Ignácia, párvula batizada em 24.11.1833, “filha natural do preto Domingo do Rêgo, escravo de “ilegível” com a parda forra Maria Francisca do Rozário.” Foi padrinho Joze do Rego Pavão.

O que justificava no Direito que crianças nascessem na condição de escravizadas e não de ingênuas (crianças nascidas livres)? Até o ano de 1871, o Direito brasileiro com base no Direito Romano, fonte subsidiária do nosso direito civil, adotava o Princípio do Partus Sequitur Ventrem. Como nos explica André Barreto Campello em sua obra “Manual Jurídico da Escravidão: cotidianos da opressão” ao citar o artigo 1º da Lei do Ventre Livre:

“Por este artigo, o princípio do partus sequitur ventrem era rompido. Na lógica do sistema escravista, os filhos nascidos de uma escrava pertenciam ao senhor, obedecendo ao referido odioso princípio romano” (2021, pp.528-529)

Conforme dito anteriormente em outros textos desta série, a antiga Paróquia de Nossa Senhora das Neves batizava pessoas da: capital paraibana, Livramento (Santa Rita), os engenhos de cana-de-açucar de Santa Rita e Ingá. Além de batizar pessoas indígenas do Litoral Norte (Baía da Traição). Somente os livros de batizados a partir de 1833 chegaram aos dias atuais, embora a Paróquia de Nossa Senhora das Neves tenha sido criada ainda no final do século XVI com a fundação da cidade.

Para o sexto texto da série, traremos algumas análises sobre o apelido “Cabra”, sobre a quantidade de mulheres de origem africana que constam do quadro abaixo e o que Direito pode nos esclarecer sobre o fim oficial do tráfico negreiro, sobre a afetividade na escolha das madrinhas e padrinhos, tratando novamente numa perspectiva jurídica.

O primeiro registro de criança escravizada batizada em 1833 foi em 12.02.1833 de Benedita, párvula de 46 dias, parda, batizada pelo Vigário Joaquim Antônio e marques. Era filha natural da mulher escravizada Catharina, preta de Angola, escravizada por João Nepomuceno Borges. Foram padrinhos Antônio da Paz da Cunha  e “ilegível” de Almeida.

Seguem os demais registros:

DATA DO BASTISMO

NOME DA CRIANÇA

GENITORES

PADRINHOS

IDADE

21.02.1833

Manoela*

Filha natural de Anna (escravizada) e José Antônio Lopes

Luiz Francisco dos Santos Lima e Maria Francisca Coelho

 

Não consta. Apenas

párvula

21.02.1833

Domingos **

Filho natural de Joaquina (escravizada) e João José Lopes

João Thomas e Maria do Bonfim

03 meses

03.03.1833

Thimótheo***

Filho legítimo de Vicente “Góvea” (?) e Lourença Maria (ambos escravizados)

Martinho Ribeiro e Maria Joaquina

Não consta.

Apenas

párvulo

18.03.1833

Manoella****

Filha natural de Joana (escravizada por José Vicente Torres)

Batizada em perigo de vida por José Vicente Torres

04 meses

06.04.1833

Lucinda*

Filha natural de Joaquina Cabra (escravizada por Manoel Ramalho de Vasconcellos)

Antônio José Batista

03 meses

26.05.1833

Joze*****

Filho natural de Maria Lima (“mulata” escravizada por Vicente Ferreira de Vasconcellos)

Manoel Pereira de Sant’Anna

(pardo livre e solteiro)

Não consta.

Apenas

párvulo

21.06.1833

João*****

Filho natural de Maria (preta de nação, escravizada por Francisca Vitória do Nascimento Vieira e pelo Capitão Ignácio Ferreira Soares)

Vicente Fernandes de Luna (casado) e Maria do Rosário (solteira e escravizada por Anna da Silva Maciel)

41 dias

23.06.1833

Maria ******

Filha natural de Joaquina “Monteira” (escravizada por Dona Francisca Monteira de Sales)

Joze Gonçalves dos Prazeres

Não consta. Apenas

párvula

30.06.1833

Joanna*****

Filha natural de Maria (negra de nação escravizada por Manoel Francisco de Oliveira e Mello)

Francisco de Salles Pereira de Carvalho (pardo escravizado por Antônio Elias de Carvalho

30 dias

14.07.1833

Lídia******

Filha natural de Sofia (parda escravizada por Lucia Rita Barreto)

Tenente Joze da Rocha (casado)

03 meses

04.08.1833

Laurentino*****

Filha natural da “preta Maria Crioula” (escravizada por Francisco Joze Henriques Junior

Joze Marinho Correia (casado) e Antonia Marcelina da Conceição (solteira)

02 meses e 20 dias

16.05.1833[1]

Galdino*******

Filho natural de Lourença (escravizada pelo Sargento Francisco Monteiro da Franca)

Marco de Mello Moreira Lima

26 dias

11.08.1833

Faustina*****

Filha natural de Luíza (escravizada por Francisco Alves de Souza Carvalho)

José Antonio Alves da Silva Guimarães (solteiro) e “Lirinda” (?) Maria da Conceição (“crioula livre”

02 meses

20.08.1833

Maria *

Filha natural de Mariana (preta escravizada por Joaquim da Silva Guimarães)

Francisco Xavier da Rocha e Elena Francisca (solteira)

15 dias

1º.09.1833

Maria****

Filha natural de Roza Crioula (escravizada por José Vicente Torres)

Batizada em perigo de vida por José Vicente Torres

Não consta.

Apenas párvula.

11.09.1833

Roberto*****

Filho natural de Domingas (preta de nação escravizada por João Nepomuceno Borges)

Damião Antônio Gonçalves de Medeiros

05 meses

15.09.1833

Romana*****

Filha natural da parda Florinda (escravizada de Dona Francisca Romana da Gama e Mello)

Cosme da Gama (pardo livre e casado)

05 meses e 18 dias

22.09.1833

Joze*****

Filho natural de Anna (preta de nação escravizada por Joze Monteiro)

Manoel de Góes e sua esposa Joaquina (ambos pretos livres)

1 mês

29.09.1833

Antonio*******

Filho natural da “preta” Luiza de nação “Mussandi” (?) (escravizada por Francisco Xavier de Abreu)

Manoel Cipriano Ferreira (solteiro)

22 dias

30.09.1833

Joze

Filho legítimo de Marcelino Correia e de Maria Luiza (ambos “crioulos captivos do Senhorio de Engenho Gargaú). Freguesia de Nossa Senhora do Livramento Santa Rita –PB, em virtude da licença do Rev. Vigário daquela freguesia Pe. Mathias Leal de Lemos)

Francisco Xavier da Rocha (solteiro) e Silvéria Francisca Coelho (solteira)

1 mês e 04 dias

13.10.1833

Vicente*****

Filho legítimo de Marcos do Rego e Luiza Antônia de Jesus (“crioulos” escravizados por Caetano Joze de Almeida)

Luiz da Franca Neves e sua esposa Agostinha de Goes (ambos “crioulos” livres)

1 mês

13.10.1833

Joze*****

Filho natural de Maria Crioula (escravizada por Pedro Joze de Gandra)

Francisco Soares “Serino” (?), casado e Mariana Crioula, solteira e escrevizada por Joze Joaquim Gonçalvez

2 meses

27.10.1833

Miguel*****

Filho natural da “preta” Francisca de nação (escravizada por Ignácia Maria do Rozario)

Martinho de Aragão (preto escravizado) e Dona Anna Bandeira de Mello

15 dias

06.11.1833

Feliciano*****

Filho natural da preta Izabel (escravizada por Antonio Joze Aranha)

Antonio Joze da Silva (casado)

1 mês

24.11.1833

Silvana*****

Filha natural de Luiza (escravizada por Joze Antonio Lopes de Albuquerque)

Anna (mulher parda escravizada por Benedito Joze Antonio Lopes de Albuquerque)

Não consta.

Apenas párvula.

29.12.1833

Dionízia*****

Filha natural de Izabel Crioula (escravizada por Nicolao Pereira de Carvalho)

Padrinho Luiz Gomes de Araújo (“crioulo” livre) e Marcelina Gomes. Ambos solteiros.

Não consta.

Apenas párvula.

·             * Batizou Vigário José Antônio Lima;

** Batizou Padre Batholomea Alves de Almeida;

*** Batizou Padre Joaquim Antônio Leitão;

**** Batizada em casa em perigo de vida por José Vicente Torres (branco e casado), “proprietário” da genitora;

***** não anotei o nome do Padre que batizou

****** Batizou o Padre Antônio José de Brito

******* Batizou Padre Antônio Lourenço de Almeida

 



[1] Fora da ordem